segunda-feira, 20 de agosto de 2018

WSL - Etapa 7 em Teahupo'o encerrada

Estou começando a acreditar que 2018 é o ano da "tempestade brasileira" e que o caneco vem para o país. Ainda faltam 4 etapas para o fim do Mundial, isso em termos de pontuação quer dizer 40 mil pontos, que podem mudar todo o panorama do campeonato. 
Mas temos que nos empolgar pois no Tahiti, tivemos mais uma vez um brasileiro no lugar mais alto do pódio. Gabriel Medina, em final espetacular, acabou derrotando Owen Wright no último minuto, na última onda, conseguindo uma virada espetacular, somando 13,50 contra 12,07 do australiano.

Owen Wright vinha liderando e tinha a prioridade da última onda. Com isso, seguia de perto o brasileiro. Pra esclarecer, cada surfista tem o direito de prioridade a partir da onda surfada pelo adversário anteriormente. Por exemplo, se Medina surfou a última onda, ele perde a prioridade na próxima onda em que os dois estiverem posicionados. 

E foi com a regra debaixo do braço que Owen foi levando a última bateria da competição. Faltando praticamente 1 minuto, veio uma onda com potencial e com os dois surfistas posicionados, Wright fez valer a prioridade e "dropou" a onda anotando 5,57, considerada alta para o padrão que estava o mar. 

Porém, a próxima onda era melhor ainda e Gabriel Medina conseguiu um belo tubo e sequência da manobras, anotando um 7,33 e virando a bateria, para delírio de Charles, treinador e padrasto e alegria da torcida brasileira.

Foi uma competição boas para os brasileiros, com Filipe Toledo chegando na terceira colocação e Ítalo Ferreira chegando em quinto.

Contudo, a classificação beneficiou Medina, que está cada vez mais próximo de Medina. A classificação ficou assim:
Lembrando que foram disputadas 7 etapas neste mundial e apenas na primeira etapa, em Gold Coast, os brasileiros não venceram. 
Vamos aguardar e torcer para que os brasileiros continuem voando no circuito e que tragam mais um título para o Brasil!

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Eis que surge: Priorizar competição ou não?

Estamos no meio da temporada do calendário do futebol brasileiro e é justamente neste momento que se torna conveniente discutir o assunto. Imagine seu time em duas ou competições importantes e decida: poupo os atletas ou uso sempre força máxima?

Para decorrer o assunto é preciso analisar algumas situações. No Brasil, temos Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Sul-americana. Se o seu clube está disputando as fases de mata-mata da Copa do Brasil e Brasileirão, o que fazer?

Eu não acredito que priorizar alguma competição seja o melhor caminho. Se é possível ser campeão em todas, que dispute elas pra valer. Existem as desvantagens como o desgaste físico e mental e até mesmo lesão. Mas pense que seu time está nas cabeças no Campeonato Brasileiro, que é um dos campeonatos mais disputados do mundo (isso não quer dizer que é o mais forte do mundo) e está no mata-mata na Libertadores e Copa do Brasil. Você abriria mão de alguma?

Eu não. Imagine que seu emprego tenha reuniões todos os dias e em determinados dias elas tenham uma importância maior. Você deixaria de frequentar alguma para estar melhor preparado pra outra? Totalmente inaceitável no meu ponto de vista. Acredito que é dever de todo empregado fazer o melhor para quem emprega. E por que no esporte seria diferente?

Vamos aguardar como times como Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio farão no decorrer do calendário (lembrando que o Campeonato Brasileiro está na 19ª rodada).



sábado, 4 de agosto de 2018

O melhor jogador de futebol 2018 - FIFA

Dias atrás, saiu a lista com os 10 jogadores que concorrerão ao prêmio de melhor jogador do mundo. O que podíamos esperar em ano de Copa do Mundo? Com certeza, os destaques da Copa do Mundo e o possível melhor jogador do mundo viriam praticamente que de forma "exclusiva" do torneio.
Vou divulgar os jogadores que eu considero que estejam entre os melhores conforme esta lista:

1º - Cristiano Ronaldo
2º - Luka Modric
3º - Kevin De Bruyne
4º -Antoine Griezmann
5º - Lionel Messi
6º - Mohammed Salah
7º - Eden Hazard
8º - Kylian Mbappé
9º - Harry Kane
10º - Raphael Varane

Pode parecer uma lista injusta, mas cada comentarista analisa os jogadores de certa forma. Eu não gosto de comparar zagueiros com jogadores de meio de campo ou atacantes, assim como não dá pra comparar um goleiro com um jogador de linha. Isso explica o fato de Varane estar na última colocação de minha lista. 

Aposto na vitória de Ronaldo mais uma vez, pois esse cara é um monstro, uma máquina obcecada por desafios. Tem ganhado tudo que disputa e sempre foi chave nos times que jogou e na sua seleção. 

Loka Modric merece um lugar de destaque nesta lista por tudo que vem fazendo no Real Madrid e pela sua seleção. Muitas vezes, acaba também fazendo o trabalho sujo, jogador que corre muito e está em todos os lugares do campo. De Bruyne também, cresceu muito nos últimos anos principalmente treinando com Guardiola. Evoluiu muito e pra mim é um dos jogadores mais inteligentes dessa lista.

Griezmann vem sendo o maestro da seleção bicampeã do mundo. Não por ser o melhor do time, mas por ser um dos mais experientes. Tem feito muito pelo Atlético de Madrid e merece estar nesta lista. 

Lionel Messi é um dos mais talentosos da história do futebol mundial e não teve um ano de destaque. Estamos acostumados tanto com o show que uma temporada boa passa praticamente despercebida. Qualquer jogador que tiver um desempenho que Messi teve na última temporada vai ser destaque, porém, está abaixo do nível Messi e pra mim, não estará entre os três primeiros.

Na sexta, sétima e oitava posição, podíamos combinar um empate técnico, pois os três jogadores jogam muito e são importantíssimos onde jogam. Mas, como é o caso, coloquei Salah na frente, com Hazard e Mbappé em seguida. Vale lembrar que Kylian Mbappé é um excelente jogador, contudo precisa mostrar um pouco mais. Acredito muito no potencial desse jovem de 19 anos.

Harry Kane poderia merecer um lugar de mais destaque? Sim, poderia. Foi artilheiro da Copa do Mundo com 6 gols e faz muitos gol na Premier League, primeira divisão do futebol inglês. Tem apenas 24 anos e muito a mostrar ainda. 

Falar sobre Varane é dizer que é um dos melhores zagueiros no mundo há algum tempo, mas como citei acima, é difícil compará-lo com jogadores como Messi e Cristiano Ronaldo, ou Salah. É merecido ele ter sido lembrado porém afirmo novamente que não dá pra comparar zagueiro com atacante.