domingo, 10 de fevereiro de 2019

Jogos que eu vi - Atlético Tubarão-SC x Avaí

Hoje, no estádio Domingos S. Gonzalez, em Tubarão, tivemos um confronto em que as duas equipes tentavam quebrar um tabu. O Tubarão tentava sua primeira vitória no campeonato, que nas seis rodadas anteriores não aconteceu. Já o Avaí estava em busca da primeira vitória fora dos seus domínios. Melhor para o time da capital catarinense, Avaí, que venceu por 3x1 , com gols de André Moritz e Daniel Amorim (2) para o Avaí e Liel para o Tubarão, em duelo válido pela 7ª rodada do Catarinense 2019.
O Tubarão tinha a estreia de Beto Almeida, treinador do sub-20 que está no cargo de treinador de forma interina. 

Nada que surtisse efeito, pois a equipe da casa não fez uma boa partida. Pecou nos passes e errou demais no primeiro tempo, que acabou com vitória parcial do time da capital por 1x0, após belo cruzamento de Iury, aos 8 minutos do primeiro tempo. Logo em seguida, aos 13 minutos, Getúlio teve a chance de ampliar, porém Belliato fez uma ótima defesa. O Tubarão rodava a bola, tinha mais posse, porém a troca de passes ficou presa do meio de campo pra trás. Quando tentava alguma coisa, era passe errado, que irritava a torcida a cada tentativa. No momento da parada técnica, as câmeras flagraram o treinador Beto Almeida pedindo calma a própria torcida, para que não vaiassem.
O Avaí estava muito aplicado defensivamente, sem levar perigo. Raramente o Tubarão chegava. 

Porém, na volta do intervalo, o Tubarão veio com uma mudança ousada em que Beto sacou o zagueiro Jorge Miguel para entrada do meia atacante Romarinho. Liel foi colocado como zagueiro. No primeiro minuto de jogo, em falta perigosa, Romarinho cruzou e Liel, sem marcação alguma, marcou o gol de empate. Liel foi o artilheiro do Criciúma na série B 2018 com 8 gols de cabeça. O jogador é fortíssimo em bolas alçadas.
Porém, foi pouco para a reação, já que o Avaí fez mais dois gols. Aos 30 minutos, após ótima troca de passes, Daniel Amorim antecipou a marcação e fez o segundo. Por azar, se machucou no lance e teve que ser substituído.
 
 O Tubarão precisava do resultado e aos 42 minutos, teve uma ótima chance com Cleiton, mas Glédson fez ótima defesa. A bola pune e aos 47, André Moritz matou o jogo com belo contra-ataque puxado por Getúlio. 

Com o resultado, o Avaí chegou aos 13 pontos e se manteve na terceira colocação, atrás do rival Figueira e Chape, ambos com 17 pontos. Já o Tubarão, se manteve na lanterna com apenas 2 pontos.

Os dois clubes viram a chave e mudam de competição. O Tubarão recebe o Brasil de Pelotas pela Copa do Brasil e o Avaí viaja até Rondônia, onde enfrenta o Ariquemes. 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Jogos que eu vi - Atlético Tubarão-SC x Chapecoense

Um jogo de 6 gols pode ser visto de duas formas. Subentendemos que os times não tem defesa alguma ou que os dois clubes buscaram o gol a todo momento. Tubarão e Chapecoense fizeram um grande jogo no estádio Domingos Silveira Gonzalez, na cidade de Tubarão, válido pela 5ª rodada do estadual catarinense. O jogo terminou 3x3 com gols de Oliveira, Batista e Daniel Pereira (Tubarão) e Rafael Pereira(2x) e Wellington Paulista (Chape).
Foi um jogo de dois tempos completamente diferentes. Muito criticado pelos resultados anteriores, o Tubarão entrou pressionado a fazer uma boa exibição. Dava a impressão que só a vitória não importava, pois o time entrou com todo gás e acelerado pra mostrar que além dos 3 pontos o time queria vencer, mostrar raça e disposição e até mesmo preparação física, que foi muito cobrado por imprensa e torcida.

Pois bem, 1º tempo onde só o Tubarão jogou, buscou o ataque e o gol e aos 31 minutos da primeira etapa, Oliveira acertou um belo chute, que além da trave acertou as costas do goleiro João Ricardo. Abertura do placar para os donos da casa. Cinco minutos, o Tubarão ampliou para 2x0, com a jogada iniciada ainda no campo de defesa com Jaílton, com uma ligação direta ao ataque onde Edno deu uma casquinha e encontrou Batista, que driblou o goleiro e empurrou para o fundo das redes.
Veio o segundo tempo e com ele, outra Chapecoense, completamente diferente. Um time mais agressivo e que buscava a recuperação no jogo. A reação começou cedo, logo aos 6 minutos, em cobrança de escanteio. Rafael Pereira subiu sozinho para marcar o primeiro gol dele com a camisa da Chape. Com isso, o jogo ficou aberto e mais parelho, pois o Tubarão deu uma acordada. Tanto que aos 25 minutos, após cobrança de escanteio do camisa 10, Daniel Costa, a bola sobrou nos pés de Daniel Pereira, que empurrou uma bomba na gaveta sem chances de defesa para João Ricardo. Daniel Pereira merece um destaque, pois vem sendo regular durante as 5 rodadas e sendo o motorzinho do time. Um grande jogador que acredito que no fim do Catarinense já esteja num clube maior do estado ou mesmo brasileiro. 

Parecia que o "tubarão" tinha atacado o "índio". Porém a camisa da Chape é pesada, e a campeã sul-americana buscou o empate, primeiro com um belo cruzamento do Rafael Pereira, que encontrou Wellington Paulista - sua primeira chance - e estufou as redes. Belliato chegou a tocar na bola, porém ela morreu no fundo das redes.
A partir daí, a torcida ficou apreensiva, pois como citado acima, o preparo físico vem sendo cobrado fortemente. E o empate temido pela torcida aconteceu, novamente de bola aérea, que tem sido a "pedra na chuteira" do Tubarão. O gol foi marcado novamente pelo zagueiro Rafael Pereira, que teve tempo de escolher o canto que queria cabecear.

Resultado definido e tímidos aplausos da torcida para o Tubarão após ser um time aguerrido e ter jogado com mais vontade que os jogo anteriores. Já a Chapecoense, tem de se preocupar em honrar a camisa e a série que joga. A Chapecoense se comportou como time pequeno e por pouco não levou mais gols. A Chape precisa de reforços e jogadores mais agudos nas laterais de campo, seja por meio dos laterais ou atacantes de ponta. 
Próxima rodada o Tubarão vai em busca da primeira vitória contra o Brusque na casa do adversário e uma derrota pode custar a demissão do treinador, que vem sendo criticado pelas substituições mal feitas. Já a Chape, enfrenta outro clube da cidade de Tubarão, onde recebe a visita do Hercílio Luz na Arena Condá.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Campeonato Catarinense 2019 - 3 rodadas podem representar algo?

Em época de campeonatos estaduais, procuro sempre engrandecer ainda mais o nosso estadual, mostrando alguns números que por ser pouco visado no cenário nacional, acabam sendo esquecidos.

Alguns torcedores se mostram intrigados com o time e até meio desconfiados com o que cada um vem mostrando e logo começa as especulações, como quem vai ser rebaixado, brigar por título, etc. A partir daí, vem o questionamento: após 3 rodadas, podemos ter alguma ideia de campeão, de rebaixados?

Em 2019, o regulamento do Catarinense mudou. Se nos anos anteriores tínhamos apenas os dois primeiros colocados de todo campeonato por pontos corridos disputando uma grande final, nesse modelo atual temos um G4, onde os 4 melhores classificados jogam uma semifinal decidindo quem joga a finalíssima. 

O modelo de jogos continua o mesmo: todos contra todos em turno e returno. Os 4 melhores passam as semifinais em jogo único com o time de melhor índice técnico decidindo em casa. A final segue o mesmo padrão, em jogo único com o melhor clube mandando a peleia em seu próprio estádio.

Este artigo busca mostrar como foram as 3 primeiras rodadas do estadual catarinense em 2017, 2018 e no ano que acaba de chegar, 2019.

Na imagem abaixo, mostro como foram os jogos, os mandantes e os resultados. Fica por conta de cada leitor indagar e deixar sua opinião aqui.
 Logo abaixo, a classificação após as 3 primeiras rodadas.
A primeira percepção é que os rebaixados nem sempre começam tão mal quanto terminam. Mas, como citado acima, vou deixar aos amigos qualquer indagação sobre os dados mostrados.

Deixe aqui sua opinião e o que pensa em relação ao presente artigo. 

Voltando à ativa!

Olá amigos leitores, depois de tanto tempo, eis que me atrevo a opinar novamente. Vamos fazer de 2019 um ano um pouco diferente à vocês, leitores. 

Serei mais breve com informações legais, palpites e opinião sobre alguns jogos. Também trarei notícias de eventos esportivos, como as finais de NBA que chegam em breve, o Super Bowl LIII, entre outros.

Obrigado a você que me acompanha e que procurou por informações nestes espaço de tempo sem publicações.

Vamos ao que interessa e que tenhamos um ótimo 2019.