sexta-feira, 30 de março de 2018

Catarinense 2018 - Guia da última rodada

Neste fim de semana, chega ao fim mais uma edição do Campeonato Catarinense. Muita emoção, seja na parte de cima da tabela ou na parte de baixo. Quero mostrar aos amigos leitores o que cada time busca nesta última rodada. Teremos 5 jogos neste final de semana que definirão os classificados para a Copa do Brasil e o último clube rebaixado. Lembrando que Chapecoense e Figueirense já garantiram vaga na final antecipadamente.
Vamos lembrar como foi o regulamento deste ano: 10 equipes, todas jogando contra todas em  turno e returno. Os dois times com mais pontos farão um jogo final, na casa do time com melhor campanha, em partida única. Se houver igualdade, pênaltis. Os dois piores classificados regressam à Série B do Catarinense em 2019. Os 3 primeiros do estadual garantem vaga diretamente na Copa do Brasil em 2019. 

CHAPECOENSE - A Chape apenas cumpre tabela. Joga com o Avaí na Ressacada e não tem que provar mais nada. É disparado o melhor time do campeonato, o melhor ataque e a melhor defesa. Resta apenas descansar os jogadores para a grande final do próximo fim de semana.

FIGUEIRENSE - Apesar de não ter mais o que disputar a não ser aguardar a final contra a Chape em Chapecó, o Figueirense joga contra o Concórdia em um jogo para levantar a moral e chegar em Chapecó com tudo. Joga contra um time já rebaixado e uma goleada cairia bem no Furacão do Estreito.

JOINVILLE - Se vencer o Tubarão fora de casa, garante matematicamente vaga na Copa do Brasil 2019. Se empatar, torce para que Criciúma e Avaí não vençam seus jogos. Se perder, perde a terceira colocação para o Tubarão e dependendo dos outros resultados, pode acabar o campeonato em 6º lugar.

TUBARÃO - Precisa vencer o jogo em Joinville e perceber o saldo de gols e gols marcados de Avaí e Criciúma caso vençam seus jogos. Tubarão, Avaí e Criciúma estão empatados em tudo, salvo os gols marcados e sofridos e saldo de gols. Para garantir a terceira posição precisa vencer bem o Joinville. Se empatar ou perder pro Joinville não garante a vaga na Copa do Brasil 2019 pelo estadual.

AVAÍ - Para terminar o campeonato em terceiro, precisa vencer o jogo contra a Chape em casa e torcer por um empate entre Joinville e Tubarão, ou vitória do Tubarão (lembrando que precisa tirar o saldo de gols de diferença do tricolor tubaronense). Se empatar ou perder, pode acabar o campeonato em sexto.

CRICIÚMA - Passou o campeonato todo na parte de baixo da tabela e pode garantir vaga na Copa do Brasil com a terceira colocação no estadual. Para isso, precisa da mesma combinação do Avaí, neste caso torcendo para que Avaí não vença ou não vença com placar elástico. Se empatar ou perder, não garante vaga na Copa do Brasil pelo estadual.

BRUSQUE - O Brusque enfrenta o Inter de Lages em casa. Precisa vencer ou apenas empatar para se manter na elite do futebol catarinense. Se perder, tem que torcer para o Hercílio no máximo empatar. Caso o Hercílio vença seu jogo e o Brusque perder, o Brusque estará rebaixado. 

HERCÍLIO LUZ - Briga para permanecer na elite nesta última rodada. Depende apenas de si assim como Brusque. Uma vitória, tira qualquer chance de rebaixamento. Caso empate com o Criciúma fora de casa ou vir a perder, torce para o Inter de Lages empatar ou perder o jogo contra o Brusque.

INTER DE LAGES - Ainda tem chances de permanência na elite, porém tem a difícil missão de vencer o Brusque no Augusto Bauer. É o único resultado que interessa. Se perder ou empatar, estará rebaixado e fará companhia ao Concórdia na segunda divisão em 2019.

CONCÓRDIA - Cumpre tabela. O time já teve o rebaixamento sacramentado na derrota para o Hercílio Luz. Fim de semana melancólico para o Galo do Oeste e seus torcedores.

Qual sua aposta?

quarta-feira, 28 de março de 2018

Jogos que eu vi #7 - Flamengo x Botafogo

O regulamento do Campeonato Carioca e suas peculiaridades. Botafogo que não venceu nem Taça Guanabara nem Taça Rio, está na final do Campeonato Carioca 2018. Venceu a partida desta quarta-feira contra um Flamengo nervoso e pouco efetivo por 1x0, gol de Luiz Fernando e levou a vaga.
Mais um jogo que nos mostra que elenco com grandes nomes e com dinheiro não ganha títulos. Já falei isso em postagem anteriores citando o exemplo do PSG na Liga dos Campeões (claro que são times muitos diferentes - comparação vale apenas pela gestão do investimento em jogadores).

Quem não queria ter o elenco de Palmeiras e Flamengo? 

O futebol tem das suas e a seguinte pergunta deve ser feita: quem não quer um Alberto Valentim ou Jair Ventura treinando sua equipe?

O Botafogo venceu o jogo porque mereceu. Jogou melhor e soube se defender. Era o único resultado que importava, pois o empate dava a classificação ao Flamengo, que venceu a Taça Guanabara.

O time da estrela solitária jogou todo tempo organizado. O lateral esquerdo Moisés fez uma grande partida, seguro e maduro, ajudando o time do Botafogo, assim como Luiz Fernando - diga-se de passagem, um grande jogador que já vem se destacando desde ano passado quando ainda atuava pelo Atlético-GO e foi artilheiro - e Lindoso. 

O Flamengo pecou escalando dois volantes poucos criativos, Arão e Jonas, opção do Carpegiani por deixar Cuellar no banco de reservas e improvisar Everton na lateral esquerda.

Ganhou o time que fez aquilo que vem treinando, com marcação, organização tática e comprometimento com a instituição que defendem. Não que tenha faltado comprometimento ao Flamengo, pois somente quem está lá pode dizer algo deste tipo. 

Flamengo pressionou o jogo todo, levando perigo com o ataque formado por Paquetá, Dourado, Vinicius Jr., Geuvânio, Marlos, Diego. Entretanto não foi efetivo, ataque sem efetividade não ganha jogo.

Bela classificação do Botafogo que agora aguarda a outra semifinal entre Vasco e Fluminense, onde o Fluminense tem a vantagem do empate, por ter sido campeão da Taça Rio.

Ao Flamengo, resta a Libertadores e o início do Campeonato Brasileiro 2018.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Jogos que eu vi #6 - Brasil x Rússia

O primeiro dos últimos jogos pré-copa foi vencido. Placar convincente de 3x0 para a seleção brasileira. Um jogo em que o craque e maior esperança do time não estava por motivo de lesão, e sim, falo de Neymar, Tite soube usar os jogadores que tem e com uma escalação bastante ofensiva conseguiu uma brilhante vitória.
O placar elástico faz parecer que o jogo foi fácil, entretanto, a seleção russa veio com um ferrolho montado e teve chances de abrir o marcador no primeiro tempo. Um time bem postado defensivamente dava trabalho à nossa Seleção.

Na primeira etapa, faltou criação e jogadas individuais. Faltou um pouco do que o Neymar faz nos jogos, que é tentar resolver com um drible, um toque a mais na bola, na técnica e habilidade do jogador brasileiro. 

Apesar do futebol ter evoluído, em que temos a velocidade, força e inteligência tática, como atributos importantes e destacados na maioria dos grandes clubes e seleções do mundo, a jogada individual ainda reina e sobrevive. Foi o que aconteceu no segundo tempo de jogo.

Com certeza, no vestiário, Tite soube chamar a atenção e pedir um pouco da individualidade de alguns jogadores, como Philippe Coutinho, Douglas Costa e Willian.
E assim foi feito, a seleção passou a jogar melhor e explorar a jogada individual e construiu facilmente o placar de 3x0. Muito se deve a caída que teve a seleção da Rússia, que teve pouco poder de marcação e pecou pela falta de organização em muitos momentos. 

Talvez o treinador russo tenha acreditado que a vitória poderia vir, pois o Brasil não teve tanto ímpeto e poucas vezes levou perigo ao gol adversário. Isso custou caro aos russos e placar final decretado. Um sonoro 3x0 e poderia ser mais.

Vale ressaltar que a defesa do Brasil deixou a desejar e muito no jogo. Daniel Alves perdeu bolas importantes no meio de campo com o time todo postado ofensivamente, podendo ter levado o gol. E no segundo tempo, em que a seleção da Rússia subiu mais a marcação e buscou mais o ataque, a lateral esquerda ficou muito desguarnecida, com falhas pontuais do lateral Marcelo. A dupla de zaga não comprometeu, entretanto, pela falta de entrosamento não deve ser a zaga titular. Acredito que a dupla seja formada por Miranda e Marquinhos ou Marquinhos e Thiago Silva, tal qual joga a zaga do PSG, que ainda tem Daniel Alves.

Queria destacar um jogador. Paulinho é um nome que vai se tornando grande para o mundo, um jogador de extrema capacidade e inteligência, sabe se posicionar, além de ser um grande goleador. Não gostava do futebol dele, entretanto, devo admitir que é um grande jogador e tem tudo para ser um destaque na Copa do Mundo. Todo jogo deixa o gol dele e ajudando os companheiros. Parabéns Paulinho!!!
Na próxima terça feira, um jogo de não tirar os olhos da Televisão. O Brasil enfrenta a seleção da Alemanha, um forte candidato ao título da Copa do Mundo da Rússia. Vamos aguardar e ver qual a escalação que Tite colocará em campo, já que a Alemanha joga bem diferente da Rússia.

E se atentem para o fato que o jogo não é uma revanche. Gosto de salientar e lembrar que uma revanche seria ganhar da Alemanha numa semifinal de Copa do Mundo, na casa da Alemanha pelo mesmo placar. Os jogadores das duas seleções mudaram o estilo de jogo. O futebol mudou muito. 
Vamos torcer para um grande jogo e vamos em busca do Hexa!!

quarta-feira, 21 de março de 2018

Jogos que eu vi #5 - Internacional x Grêmio

Mais uma da série "Jogos que eu vi" e posso afirmar: que jogo! O melhor clássico do Brasil!!
O Grenal desta quarta-feira dava a impressão de ser sem graça, pois era um jogo de quartas de final, mata-mata, em que o Grêmio havia vencido o primeiro jogo por 3x0 em seus domínios. Mas um GRENAL nunca é sem graça.

O Grêmio perdeu o jogo por 2x0, entretanto pelo placar agregado conseguiu a classificação para as semifinais. Começa a dar errado a série de palpites que dei no início do ano sobre quem seriam os campeões estaduais. Apostei no Inter pelo fato do Grêmio ter dado férias ao seu elenco por conta da disputa do Mundial de Clubes, que acabou muito tarde. Pois confesso que não esperava pelo encontro das maiores forças do Rio Grande do Sul logo nas quartas.

O Grêmio demorou a engrenar no campeonato e quem diria que chegaria a última rodada precisando da vitória para classificar entre os 8 melhores time de 12 possíveis. Pois é, isso aconteceu, e foi justamente num Grenal, na última rodada da primeira fase que o Grêmio fez o primeiro resultado positivo.
Nos últimos dez dias, os torcedores de ambas as equipes foram presenteados com 3 jogos em sequência. O primeiro jogo, como citado acima, válido pela última rodada da primeira fase, vitória do Grêmio por 2x1 na casa do Internacional. Obs.: Os jogos da última rodada do gauchão eram válidos pela 6ª rodada, porém, os jogos foram transferidos para a última rodada.

No segundo encontro, já pelo mata-mata, o Grêmio aplicou um sonoro 3x0, deixando o Internacional precisando de um milagre para se classificar e buscar mais um título gaúcho.

Por fim, vamos ao terceiro jogo, nesta última quarta feira, dia 21.03.2018. Um jogo típico de Grenal, pegado, sem nenhum jogador querendo perder qualquer disputa de bola de jogo que fosse. O Inter precisava de um placar elástico de quatro gols de diferença para levar a vaga direta ou vencer por 3x0 para levar a disputa de pênaltis. 

Os 2 gols a 0 a favor do Colorado, não foram suficientes para a classificação, mas foi digno de aplausos a entrega e a busca pelo resultado. Nico López de pênalti e D'Alessandro de falta fizeram os gols da vitória. 

Foi um jogo emocionante do início ao fim, com intensas disputas e chances de gol. Melhor para a equipe comandada pelo copeiro Renato Gaúcho, que tem a chance de ganhar mais um título com o Grêmio. Palpite de título errado, porém, acho difícil que o Grêmio não leve a taça. Mas vamos aguardar, já que para palpites eu não venho dando muito certo.


quinta-feira, 15 de março de 2018

Fim da terceira fase da Copa do Brasil 2018

Chegou ao fim a terceira fase da Copa do Brasil 2018, e sim, podemos dizer que pintou mais uma zebra na competição.


O Avaí eliminou o Fluminense com duas vitórias, 2x1 no Rio de Janeiro e 1x0 jogando na Ressacada, em Florianópolis. Eliminação dura para o Fluminense que além de ter o calendário diminuiído, perdeu um bom dinheiro que a Copa proporciona aos clubes após cada fase.

Além do Avaí, Atlético-PR, Internacional, Goiás, Ponte Preta, São Paulo, Bragantino, Atlético-MG, Ferroviário-CE e Náutico garantiram a classificação e mais um bom dinheiro para ano. Cofres cheios e calendário maior.

Dos 10 palpites que dei, errei 4. 60% de acerto é um placar desfavorável para minha bola de cristal [risos].

Nos resta aguardar o sorteio e ver os 5 confrontos da quarta fase, em que teremos os últimos 5 classificados para enfrentar os 11 clubes que já estão classificados para as oitavas de final.

Vamos aguardar o sorteio.

WSL - Campeonato Mundial de Surfe 2018

Começou no último dia 11 de março a temporada 2018 do Surfe Mundial. Com um circuito repleto de brasileiros, um recorde para o nosso país, somamos mais de 1/3 do competidores totais.


Temos ao todo 11 surfistas:
  • Gabriel Medina
  • Adriano de Souza
  • Felipe Toledo
  • Caio Ibelli
  • Italo Ferreira
  • Jesse Mendes
  • Tomas Hermes
  • Yago Dora
  • Willian Cardoso
  • Michael Rodrigues
  • Ian Gouveia
Vamos aguardar e ver o que vai dar este ano, e as apostas nos brasileiros vai para os consagrados Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho.

Entre os gringos, aposto que chegarão ao fim brigando John John Florence - atual campeão mundial, Jordy Smith, Owen Wright e Julian Wilson, que foram os que brigaram no ano passado.

A primeira etapa em Gold Coast já se foi e faltam duas etapas na Austrália, fechando assim a perna australiana em Bells Beach e Margaret River.

O ganhador dessa primeira etapa em Gold Coast foi o surfista Julian Wilson, que pra mim é um dos competidores com mais classe em cima da prancha.

E ficou assim o ranking após a primeira etapa:


E assim seguimos aguardando. Próxima etapa será em Bells Beach entre os dias 28 de março à 8 de abril de 2018.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Campeonato Catarinense 2018 - Público nos estádios

Seu time leva torcedor ao estádio? Acessei os borderôs dos jogos do Campeonato Catarinense até o momento e levantei os seguintes dados:
  • Público de cada jogo do campeonato;
  • média de público;
  • taxa de ocupação no estádio.
A taxa de ocupação mostra o quanto o estádio lota conforme sua capacidade. Não sou ingênuo ao ponto de achar que esses dados mudam o panorama do jogo ou transforma o estádio em um caldeirão, haja visto que é muito mais difícil lotar um estádio com 20 mil pessoas do que um estádio com 5 mil.

De qualquer forma, vamos aos números:


Confira a seguir, os números de cada time.

Avaí
Avaí 2x1 Joinville       21.01.2018 17h        - 3384
Avaí 3x3 Figueirense  28.01.2018 17h        - 10271
Avaí 0x2 Concórdia    31.01.2018 20h30    - 4063
Avaí 1x1 Tubarão       12.02.2018 16h         - 3362
Avaí 3x2 Inter 25.02.2018 17h – 10 *** - Borderô da Federação marca 10 pessoas. Não incluí nos dados por achar estar errado.

Média de Público: 5270
Taxa de Ocupação: 29,61%

Brusque
Brusque 0x0 Hercílio Luz       21.01.2018 17h       - 1337
Brusque 4x2 Concórdia           28.01.2018 17h       - 1312
Brusque 2x1 Criciúma             31.01.2018 20h30   - 1420
Brusque 1x3 Avaí                    15.02.2018 20h30   - 1180
Brusque 1x2 Joinville              25.02.2018 16h        - 1115

Média de Público: 1273
Taxa de Ocupação: 42,42%

Chapecoense
Chapecoense 2x0 Inter            21.01.2018 17h       - 5447
Chapecoense 1x0 Joinville      28.01.2018 17h       - 6395
Chapecoense 2x1 Tubarão      09.02.2018 20h30    - 4369
Chapecoense 2x0 Brusque      11.02.2018 16h        - 5174
Chapecoense 1x0 Avaí            18.02.2018 17h        - 7189
Chapecoense 3x0 Concórdia   25.02.2018 17h        - 7316

Média de Público: 5982
Taxa de Ocupação: 29,77%

Concórdia
Concórdia 0x1 Chape              17.01.2018 20h30    - 3079
Concórdia 3x2 Tubarão           24.01.2018 20h30    - 458
Concórdia 2x1 Inter                 04.02.2018 17h        - 940
Concórdia 2x2 Hercílio Luz   14.02.2018 20h          - 741
Concórdia 2x5 Criciúma         03.03.2018 19h           - 936

Média de Público: 1231
Taxa de Ocupação: 24,61%

Criciúma
Criciúma 2x0 Concórdia        21.01.2018 17h       - 1891
Criciúma 0x0 Chapecoense   24.01.2018 21h45   - 2876
Criciúma 0x1 Avaí                 04.02.2018 17h       - 2271
Criciúma 2x1 Joinville           14.02.2018 20h30   - 2497
Criciúma 0x1 Figueirense       25.02.2018 17h      - 5445

Média de Público: 2996
Taxa de Ocupação: 15,58%

Figueirense
Figueirense 1x0 Criciúma         17.01.2018 21h45  - 4467
Figueirense 1x0 Brusque          24.01.2018 20h30  - 3011
Figueirense 1x0 Joinville         04.02.2018 17h       - 5812
Figueirense 0x0 Chapecoense  14.02.2018 21h45   - 6833
Figueirense 2x1 Concórdia      18.02.2018 17h        - 4702
Figueirense 0x0 Tubarão          04.03.2018 19h         - 2706

Média de Público: 4589
Taxa de Ocupação: 23,53%

Hercílio Luz
Hercílio Luz 2x1 Tubarão          17.01.2018 20h30   - 3756
Hercílio Luz 0x1 Avaí                24.01.2018 20h30   - 1365
Hercílio Luz 1x0 Chapecoense  04.02.2018 17h       - 1392
Hercílio Luz 1x1 Figueirense    10.02.2018 16h30    - 1080
Hercílio Luz 0x0 Criciúma        18.02.2018 19h30    - 1585
Hercílio Luz 1x2 Brusque          03.03.2018 17h        - 826

Média de Público: 1668
Taxa de Ocupação: 24,51%

Inter de Lages
Inter de Lages 1x0 Avaí               17.01.2018 20h30   - 1176
Inter de Lages 2x1 Hercílio Luz  28.01.2018 17h       - 843
Inter de Lages 2x3 Figueirense    07.02.2018 20h30   - 1331
Inter de Lages 2x2 Criciúma        10.02.2018 19h       - 644
Inter de Lages 0x1 Brusque          18.02.2018 17h       - 780
Inter de Lages 0x0 Chapecoense  04.03.2018 17h       - 1634

Média de Público: 1068
Taxa de Ocupação: 11,12%

Joinville
Joinville 2x1 Brusque         17.01.2018 20h30 - 2256
Joinville 4x0 Inter               24.01.2018 20h30 - 1792
Joinville 2x1 Hercílio Luz  07.02.2018 20h30 - 3408
Joinville 1x0 Concórdia     10.02.2018 17h      - 2814
Joinville 1x1 Tubarão        18.02.2018 17h       - 2708
Joinville 0x2 Avaí              04.03.2018 17h       - 4419

Média de Público: 2899
Taxa de Ocupação: 18,23%

Tubarão
Tubarão 1x2 Figueirense     21.01.2018 19h30   - 1566
Tubarão 3x0 Criciúma         28.01.2018 19h30   - 2018
Tubarão 0x0 Brusque          03.02.2018 20h        - 1000
Tubarão 3x1 Inter                15.02.2018 20h30    -1639
Tubarão 1x0 Hercílio Luz   25.02.2018  16h       - 2945

Média de Público: 1834
Taxa de Ocupação: 61,12%

O Campeonato ainda não acabou, e esperamos que o público cresça ainda mais, pois a cada rodada fica mais emocionante.