Neste fim de semana, chega ao fim mais uma edição do Campeonato Catarinense. Muita emoção, seja na parte de cima da tabela ou na parte de baixo. Quero mostrar aos amigos leitores o que cada time busca nesta última rodada. Teremos 5 jogos neste final de semana que definirão os classificados para a Copa do Brasil e o último clube rebaixado. Lembrando que Chapecoense e Figueirense já garantiram vaga na final antecipadamente.
Vamos lembrar como foi o regulamento deste ano: 10 equipes, todas jogando contra todas em turno e returno. Os dois times com mais pontos farão um jogo final, na casa do time com melhor campanha, em partida única. Se houver igualdade, pênaltis. Os dois piores classificados regressam à Série B do Catarinense em 2019. Os 3 primeiros do estadual garantem vaga diretamente na Copa do Brasil em 2019.
CHAPECOENSE - A Chape apenas cumpre tabela. Joga com o Avaí na Ressacada e não tem que provar mais nada. É disparado o melhor time do campeonato, o melhor ataque e a melhor defesa. Resta apenas descansar os jogadores para a grande final do próximo fim de semana.
FIGUEIRENSE - Apesar de não ter mais o que disputar a não ser aguardar a final contra a Chape em Chapecó, o Figueirense joga contra o Concórdia em um jogo para levantar a moral e chegar em Chapecó com tudo. Joga contra um time já rebaixado e uma goleada cairia bem no Furacão do Estreito.
JOINVILLE - Se vencer o Tubarão fora de casa, garante matematicamente vaga na Copa do Brasil 2019. Se empatar, torce para que Criciúma e Avaí não vençam seus jogos. Se perder, perde a terceira colocação para o Tubarão e dependendo dos outros resultados, pode acabar o campeonato em 6º lugar.
TUBARÃO - Precisa vencer o jogo em Joinville e perceber o saldo de gols e gols marcados de Avaí e Criciúma caso vençam seus jogos. Tubarão, Avaí e Criciúma estão empatados em tudo, salvo os gols marcados e sofridos e saldo de gols. Para garantir a terceira posição precisa vencer bem o Joinville. Se empatar ou perder pro Joinville não garante a vaga na Copa do Brasil 2019 pelo estadual.
AVAÍ - Para terminar o campeonato em terceiro, precisa vencer o jogo contra a Chape em casa e torcer por um empate entre Joinville e Tubarão, ou vitória do Tubarão (lembrando que precisa tirar o saldo de gols de diferença do tricolor tubaronense). Se empatar ou perder, pode acabar o campeonato em sexto.
CRICIÚMA - Passou o campeonato todo na parte de baixo da tabela e pode garantir vaga na Copa do Brasil com a terceira colocação no estadual. Para isso, precisa da mesma combinação do Avaí, neste caso torcendo para que Avaí não vença ou não vença com placar elástico. Se empatar ou perder, não garante vaga na Copa do Brasil pelo estadual.
BRUSQUE - O Brusque enfrenta o Inter de Lages em casa. Precisa vencer ou apenas empatar para se manter na elite do futebol catarinense. Se perder, tem que torcer para o Hercílio no máximo empatar. Caso o Hercílio vença seu jogo e o Brusque perder, o Brusque estará rebaixado.
HERCÍLIO LUZ - Briga para permanecer na elite nesta última rodada. Depende apenas de si assim como Brusque. Uma vitória, tira qualquer chance de rebaixamento. Caso empate com o Criciúma fora de casa ou vir a perder, torce para o Inter de Lages empatar ou perder o jogo contra o Brusque.
INTER DE LAGES - Ainda tem chances de permanência na elite, porém tem a difícil missão de vencer o Brusque no Augusto Bauer. É o único resultado que interessa. Se perder ou empatar, estará rebaixado e fará companhia ao Concórdia na segunda divisão em 2019.
CONCÓRDIA - Cumpre tabela. O time já teve o rebaixamento sacramentado na derrota para o Hercílio Luz. Fim de semana melancólico para o Galo do Oeste e seus torcedores.
Qual sua aposta?