O regulamento do Campeonato Carioca e suas peculiaridades. Botafogo que não venceu nem Taça Guanabara nem Taça Rio, está na final do Campeonato Carioca 2018. Venceu a partida desta quarta-feira contra um Flamengo nervoso e pouco efetivo por 1x0, gol de Luiz Fernando e levou a vaga.
Mais um jogo que nos mostra que elenco com grandes nomes e com dinheiro não ganha títulos. Já falei isso em postagem anteriores citando o exemplo do PSG na Liga dos Campeões (claro que são times muitos diferentes - comparação vale apenas pela gestão do investimento em jogadores).
Quem não queria ter o elenco de Palmeiras e Flamengo?
O futebol tem das suas e a seguinte pergunta deve ser feita: quem não quer um Alberto Valentim ou Jair Ventura treinando sua equipe?
O Botafogo venceu o jogo porque mereceu. Jogou melhor e soube se defender. Era o único resultado que importava, pois o empate dava a classificação ao Flamengo, que venceu a Taça Guanabara.
O time da estrela solitária jogou todo tempo organizado. O lateral esquerdo Moisés fez uma grande partida, seguro e maduro, ajudando o time do Botafogo, assim como Luiz Fernando - diga-se de passagem, um grande jogador que já vem se destacando desde ano passado quando ainda atuava pelo Atlético-GO e foi artilheiro - e Lindoso.
O Flamengo pecou escalando dois volantes poucos criativos, Arão e Jonas, opção do Carpegiani por deixar Cuellar no banco de reservas e improvisar Everton na lateral esquerda.
Ganhou o time que fez aquilo que vem treinando, com marcação, organização tática e comprometimento com a instituição que defendem. Não que tenha faltado comprometimento ao Flamengo, pois somente quem está lá pode dizer algo deste tipo.
Flamengo pressionou o jogo todo, levando perigo com o ataque formado por Paquetá, Dourado, Vinicius Jr., Geuvânio, Marlos, Diego. Entretanto não foi efetivo, ataque sem efetividade não ganha jogo.
Bela classificação do Botafogo que agora aguarda a outra semifinal entre Vasco e Fluminense, onde o Fluminense tem a vantagem do empate, por ter sido campeão da Taça Rio.
Ao Flamengo, resta a Libertadores e o início do Campeonato Brasileiro 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário