sexta-feira, 6 de julho de 2018

Jogos que eu vi #18 - Brasil x Bélgica

Gostaria de começar escrevendo que "O Brasil está classificado as semifinais da Copa do Mundo e perto do Hexa"! Mas, nem sempre é como queremos. A seleção está eliminada da Copa e agora volta pra casa. Na minha opinião, era o jogo mais difícil que o Brasil poderia enfrentar, pois a Bélgica tem um grande time.

O jogo terminou 2x1 para a Bélgica, com gols de Fernandinho (contra) e De Bruyne para a Bélgica com um desconto de Renato Augusto.
Neste jogo, qualquer que fosse o resultado, seria merecido. A Bélgica foi fria, soube se defender bem no primeiro tempo e controlar o jogo, e matou o jogo numa bola alçada na área, em que Kompany desviou e Fernandinho sem culpa alguma empurrou para a própria rede. Lembrando que Fernandinho foi titular por conta da suspensão de Casemiro.
Numa jogada rápida de contra-ataque, em que muitos criticam a ingenuidade da seleção em não ter parado a jogada, Lukaku fez bela jogada e encontrou De Bruyne que avançou e chutou de fora da área, marcando um golaço aos 30 minutos do primeiro tempo.
Percebi uma seleção brasileira desesperada e sem reação, parecendo esperar algum conselho vindo do banco, porém, com a intensidade do jogo, é difícil corrigir algumas situações. No meu ponto de vista, o maior problema da seleção brasileira foi o espaço no lado defensivo direito dado por Fágner, Paulinho e Willian, que definitivamente, não conseguiu contribuir neste jogo. 

Devemos exaltar o treinador belga, que escalou bem a equipe sabendo aproveitar os espaços e jogar no erro brasileiro.

Com o intervalo, veio a primeira mexida de Tite e logo percebeu-se a mudança de postura, de uma seleção que precisava buscar o resultado. Willian deu lugar a Firmino e começou o "abafa" da seleção. Depois, tivemos a alteração em que Douglas Costa foi lançado ao lugar de Jesus, muito contestado nesta Copa. Douglas mais uma vez entrou bem e deu resultado, porém nada de mudar o marcador, que neste momento, ainda estava 2x0.

Aí que veio mais um alteração da seleção onde Renato Augusto entrou no lugar de Paulinho, e logo após entrar, aos 31 minutos do segundo tempo, marcou um golaço de cabeça após belo lançamento de Coutinho, deixando 2x1. A partir daí, a seleção teve mais 3 chances claras de gol, que não foram convertidas, concluindo o 2x1 no placar.
Tivemos algumas polêmicas de arbitragem no jogo que poderiam mudar o placar, porém o "se" não joga. Temos que parabenizar a ótima geração belga que merece todo o sucesso, sendo a única seleção ainda com 100% de aproveitamento nesta copa, com vitórias sobre Tunísia, Panamá, Inglaterra, Japão e agora Brasil.

Os destaques brasileiros pra mim foram Miranda, que ganhou praticamente todas as disputas com Lukaku, um monstro na defesa, Douglas costa, Renato Augusto, e Neymar, que mesmo não decidindo, jogou muito bem. 
O lado negativo neste jogo pra mim foram Fágner, Paulinho e Jesus. Fágner é um jogador do futebol brasileiro e não está nem perto do patamar de Hazard, que assombrou o lateral. Sobre Paulinho, faltou um pouco a intensidade e as infiltrações que marcam a carreira dele e pra Jesus faltou o gol. É um jogador de enorme talento, muita importância tática, entretanto atacante nunca vai ser lembrado por ser um bom marcador, mas sim um grande finalizador que faz os gols.
Vamos torcer para que Tite continue tenha continuidade nesta seleção que voltou a ser respeitada e admirada pelo mundo, e com certeza, terá uma reformulação grande, a começar pela defesa, que praticamente todos os jogadores titulares, não voltem a jogar uma Copa do Mundo, como Marcelo, Miranda e Thiago Silva.
Lições precisam ser tiradas sim, mas volto a dizer, mérito da seleção belga que jogou muito bem e tem tudo para vencer esta Copa do Mundo, e vou torcer para que isso aconteça.

A nós brasileiros, resta aplaudir os times que avançarem e aguardar a Copa de 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário