quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Copa do Brasil - Terceira Fase

Hoje inicia a terceira fase da Copa do Brasil. Gostaria de deixar meus palpites assim como fiz na rodada anterior, na qual tive uma porcentagem aceitável, se tratando que futebol não é apenas lógica.

Os meus palpites vencedores foram: Atlético PR, Internacional, Fluminense, Coritiba, Goiás, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, São Paulo, Bragantino, Vitória, Figueirense, Atlético MG, Vila Nova e Cuiabá. Dos 20 jogos, acertei 14. Vamos tentar acertar mais dessa vez. 

A partir de agora, o regulamento muda e será assim até o fim do campeonato. Os jogos serão de ida e volta e os gols marcados na casa do adversário não serão mais critérios para desempate, ou seja, persistindo a igualdade em pontos e número de gols, a disputa será decidida nas penalidades. Vamos aos jogos:

Atlético PR x Ceará
Internacional x Cianorte
Fluminense x Avaí
Goiás x Coritiba
Ponte Preta x Sampaio Corrêa
São Paulo x CRB
Bragantino x Vitória
Figueirense x Atlético MG
Ferroviário CE x Vila Nova
Náutico x Cuiabá

Em negrito, os times que acredito que passem de fase após os dois jogos.

Vamos ao jogo e que vença os melhores. 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Copa Libertadores da América - 2018

Um salve a todos os leitores do Info Esporte 10. 

Primeiramente, agradecer pelo apoio e pelo incentivo que tenho recebido constantemente e que me fazer acreditar que estou no caminho certo. "Segundamente", vamos ao que interessa: Libertadores 2018 vai finalmente "começar". 


Claro que não podemos esquecer que a Libertadores já começou há algum tempo, com a pré-libertadores. Entretanto, nada é mais emocionante que o início da fase de grupos. Vou destacar aqui as minhas apostas quanto a classificação dos grupos de primeiro ao último. Vou me limitar aos grupos, pois a partir das oitavas, os confrontos serão sorteados, logo não poderei palpitar.

Seguindo a sequência de 1 a 4:

Grupo 01                                             Grupo 05                     
1 Grêmio                                              1 Cruzeiro        
2 Cerro Porteño                                    2 Racing   
3 Defensor                                            3 Vasco
4 Monagas                                            4  Universidad de Chile

Grupo 02                                             Grupo 06          
1 Atlético Nacional                               1 Santos               
2 Bolívar                                               2 Nacional
3 Colo Colo                                           3 Estudiantes
4 Delfín                                                 4 Real Garcilaso
                                                                      
Grupo 03                                             Grupo 07      
1 Peñarol                                               1 Corinthians
2 The Strongest                                     2 Independiente
3 Libertad                                              3 Millonarios
4 Atlético Tucumán                               4 Deportivo Lara

Grupo 04                                              Grupo 08  
1 Flamengo                                            1 Palmeiras
2 River Plate                                          2 Boca Juniors
3 Santa Fé                                              3 Junior Barranquilla
4 Emelec                                                4 Alianza Lima

Lembrando que o 3º colocado de cada grupo, entra na Copa Sul-americana 2018. Na minha opinião, apenas o Vasco não avança para as oitavas da competição.

Os brasileiros já estreiam hoje, com o Grêmio enfrentando o Defensor no Uruguai e o Cruzeiro visitando o Racing, às 19h15 e 21h30 respectivamente.

Amanhã, dia 28, estreiam Flamengo contra River Plate - jogando com portões fechados por conta da confusão que a torcida causou na final da Copa Sul-americana do ano passado no estádio Nilton Santos, às 21h45. O Corinthians também estreia amanhã contra o Millonarios, no El Campín, estádio da equipe colombiana.

Quinta feira, dia primeiro de março, estreiam ainda Palmeiras contra Junior Barranquilla, na Colômbia as 21h30 e o Santos enfrenta o Real Garcilaso às 19h15, no Peru.

O Vasco estreia apenas dia 13 de março, em São Januário contra o Universidad de Chile às 21h30.

E assim, vamos seguindo e aguardando o desfecho da competição. Que os times brasileiros tenham qualidade e também um pouco de sorte para sermos campeões.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Futebol de Tubarão - SC - Catarinense 2018

Uma postagem mais caseira se faz necessário em homenagem aos amigos da minha cidade e de quem me acompanha de perto. 

Hoje, na cidade de Tubarão, aqui em Santa Catarina, tivemos o clássico entre Atlético Tubarão e Hercílio Luz. Era um jogo muito importante para ambos, pois além da rivalidade, são adversários direto na luta contra o rebaixamento.

O jogo marcou a abertura do segundo turno do Campeonato Catarinense, lembrando que no primeiro jogo do Campeonato, a equipe do Hercílio venceu por 2x1. No jogo de hoje, melhor para o Atlético Tubarão, que em seus domínios acabou ganhando pelo placar de 1x0.

A intenção desta postagem é mostrar ao torcedor tubaronense, independente do time que torce, mostrar como o campeonato está se comportando comparando com o ano passado. É importante lembrar que Hercílio Luz e Concórdia subiram de divisão e não disputaram o Catarinense 2017, e Metropolitano e Almirante Barroso vão disputar a série B do Catarinense em 2018.

Vamos aos números:


Como podemos ver, ao fim do primeiro turno, o Tubarão tinha 11 pontos, sendo 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Neste ano, tanto Tubarão quanto Hercílio Luz estão abaixo da pontuação do clube tricolor em comparação a 2017. O que isso significa? Que precisam batalhar se não quiserem obter o descenso.

Podemos ver também que em 2017, o Joinville terminou o turno com apenas 7 pontos e fez uma campanha incrível no segundo turno. Entretanto, o Joinville tem uma camisa de peso no estado, e isso não se faz presente no Tubarão e Hercílio. 

Sabemos que o futebol se ganha dentro das 4 linhas, mas a camisa nessa hora intimida.


Na foto acima, temos a pontuação do primeiro turno de 2018, e como podemos observar, Figueirense e Avaí conseguiram a mesma pontuação. E a comparação em referência a briga na parte de baixo da tabela, mostra que uma recuperação do Criciúma neste ano é totalmente aceitável visto o que Joinville fez em 2017.

Hoje, foi realizada a 10ª rodada do Campeonato, e a tabela de classificação ficou desta maneira: 


Os resultados dos jogos desta 10ª rodada ficaram assim:

Atlético Tubarão 1x0 Hercílio Luz
Criciúma 0x1 Figueirense
Chapecoense 3x0 Concórdia
Avaí 3x2 Inter de Lages
Brusque 1x2 Joinville

O que podemos tentar prever é que para escapar do rebaixamento, é necessário fazer 19 pontos, que é o número que ano passado foi o suficiente. Tubarão precisaria somar mais 7 pontos e Hercílio 9. Totalmente possível. Acredito que o Hercílio tenha um caminho menos difícil, pois dos adversário considerados direto, pegará os 3 jogos em casa: Brusque já na próxima rodada, Inter de Lages e Concórdia. Já o Tubarão, pegará somente o Concórdia em casa, jogando contra os outros clubes fora dos seus domínios.

Você acredita que os dois possam escapar do rebaixamento? Será que cai os dois? Será que somente um continuará representando a cidade de Tubarão na elite do Catarinense?

Dê sua opinião e compartilhem com os amigos!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Jogos que eu vi #4 - Atlético PR x Atlético Tubarão

O jogo já era histórico para um dos times, o Tubarão SC. A primeira partida oficial fora de Santa Catarina, em um lugar histórico. Palco de Copa do Mundo, a Arena da Baixada viu um dos melhores jogos de sua história. O Tubarão, fundado em 2005, fez um grande jogo.

Antes de falar sobre a partida, vale ressaltar que esse era apenas o segundo jogo da equipe paranaense na temporada, lembrando que há algum tempo, o Atlético PR utiliza os jogadores sub-23 no estadual paranaense. Outra informação importante é sobre seu treinador, Fernando Diniz, estudioso, técnico e tentando implementar um futebol diferenciado no cenário brasileiro, com times completamente ofensivos, mantendo a posse de bola e buscando a todo momento o ataque.

O primeiro tempo foi um sufoco para o Atlético Tubarão, que viu as melhores oportunidades serem criadas pelo adversário. Pelo menos 4 chances claras de gol, sendo todas desperdiçadas ou contando com a estrela de Beliato, goleiro da equipe catarinense. O Tubarão por sua vez, buscava se defender e até arriscou umas subidas ao ataque, mas convenhamos, sem levar quase nenhum perigo à meta rubro-negra, salvo um chute em que Guilherme Amorim teve uma chance e acabou furando o lance. Fora isso, primeiro tempo completamente do Atlético PR, sendo injusto o resultado de 0x0.

No primeiro tempo, as duas defesas trabalharam bem. Waguinho Dias, treinador tricolor, deixou claro a proposta de jogar defensivamente, em que se via claramente uma linha de 5 defensores e logo a frente 4 jogadores povoando o meio de campo, com o atacante Batista sempre no meio campo. O time paranaense, durante a primeira etapa, jogou praticamente todo a frente do meio de campo. Quando o Tubarão roubava a bola e saía em contra-ataque, o Atlético tinha uma ótima recomposição, não deixando espaços.

O que ninguém esperava, era um segundo tempo do jeito que aconteceu. Nem os torcedores mais otimistas do Tubarão acreditavam numa classificação, pois o primeiro tempo todo foi de domínio atleticano. 

Fernando Diniz fez uma troca que mudaria o jogo, tirando Ribamar (que perdeu boas chances no primeiro tempo) para entrada de Bergson, que pra mim, foi o cara que mudou o jogo.

Logo em sua primeira chance, empurrou a bola para o fundo da rede, fazendo Atlético PR 1x0 logo aos 6 minutos. Neste momento, já acreditava numa goleada, pois como dizem, parecia que a porteira havia sido aberta.

Me enganei e muito, pois o time do Tubarão foi guerreiro, empatando com Matheus Barbosa, em jogada aérea, que diga-se de passagem, tem de ser treinada um pouco mais, pois o gol da virada saiu num outro cruzamento, em que a bola cruzada resultou num ótimo cabeceio de Batista. 2x1 aos 18 minutos do segundo tempo. 

Um pouco depois, Daniel Costa teve a chance de ampliar o marcador e aumentar a vantagem, mas o excesso de confiança e a vontade de deixar o seu, impediu o atleta de fazer o passe ao companheiro que estava melhor posicionado e de gol aberto, porém finalizou para grande defesa de Santos. Acredito que a classificação tenha ficado aí, porque aos 24 minutos, Bergson experimentou de fora da área e Beliato rebateu pro centro, sobrando para Rossetto empatar a partida.

Aos 31 minutos, pênalti para o Atlético PR. Guilherme na cobrança e gol. Goleiro para um lado e bola para outro. Confesso que aqui, não acreditava mais na reação do Atlético Tubarão. Mais uma vez estava errado.

Lucas Costa aos 33 minutos da etapa complementar e Daniel Costa aos 39 minutos, viraram mais uma vez o jogo. Pra quem acompanha o Catarinense, pode lembrar do jogo entre Joinville e Tubarão na Arena Joinville, onde o Tubarão ganhava o jogo e acabou sendo derrotado por 4x3, no fim do jogo. Agora, nem os mais pessimistas acreditavam na derrota. 

Fernando Diniz, várias vezes xingado no segundo tempo e chamado de burro, por não ter escalado Gedoz no jogo, colocou o jogador. Em pressão rubro-negra no fim do jogo, Thiago Heleno, o general de Curitiba, empatou o jogo de cabeça, aos 44 minutos, e logo em seguida, seguindo a pressão do Atlético PR, adivinha quem desempatou aos 47? Ele mesmo, Felipe Gedoz, sacramentando a vitória e classificação paranaense.

Um jogo emocionante, muito disputado, sem confusão, limpo no quesito faltas e cartões e recheado de viradas. Para o Tubarão, o que viesse era lucro. Diferentemente do Atlético, que estava iniciando o ano com seu time principal. 

Não quis falar dos erros cometidos pelos dois times na defesa e individualmente, pois um jogo com 9 gols é mais emocionante, jogo raiz, em que as equipes queriam a vitória e quiseram jogar, pelo bem do futebol isso ainda existe.

Parabéns às duas equipes pelo grande jogo e um até logo ao Tubarão e um boa sorte ao Atlético PR.

Na próxima fase, o Atlético PR enfrenta o Ceará, que derrotou o Londrina de virada.

Para o Tubarão, resta o Catarinão 2018 e a série D.

E que venham mais jogos desta grandeza e emoção. 

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Campeonato Catarinense 2018

Já se foi metade do campeonato e minhas previsões foram um pouco equivocadas levando em conta o que cada time fez e a classificação final desse primeiro turno.
Fonte: Globoesporte.com

Apostei em Figueirense, Chapecoense e Avaí para brigaram pelo título. São os 3 primeiros colocados do Campeonato, mas Figueira e Chape dispararam.

Apostei em Joinville e Criciúma no meio da tabela, e o Joinville não decepcionou, pois não ganha fora de casa e não perde em seus domínios. Já o Criciúma, vejo com surpresa a situação que o clube se encontra. Dificilmente um clube da grandeza do Criciúma será rebaixado no catarinense, mas tem que haver melhoras.

Brusque e Tubarão estão me decepcionando no estadual. Campanhas modestas e de quem luta contra a degola. Se não vencerem seus jogos contra os concorrentes, podem ser rebaixados também. Tudo depende dos confrontos diretos.

Talvez a maior surpresa esteja nos candidatos ao rebaixamento. Apostei que lutariam Hercílio Luz, Concórdia e Internacional de Lages. Este último está onde eu imaginava, na lanterna do campeonato. Acredito no rebaixamento do Inter. Já Concórdia e Hercílio estão surpreendendo. O concórdia cometeu um crime pra cima do Avaí na Ressacada e o Hercílio uma vitória em cima da vice líder Chapecoense. Vamos ver quem terá forças para continuar somando pontos e se livrar da queda.

Continue acompanhando a página. Compartilhe com amigos e siga-nos no face!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

NBA All-Star Game 2018 Los Angeles - Jogo das estrelas

Neste fim de semana, a cidade de Los Angeles receberá pela sexta vez o fim de semana das estrelas do basquete americano, NBA - o melhor basquete do mundo. O evento é dividido em em três dias e cada um deles reserva uma atração para todos.

Hoje, sexta-feira (16.02), terão dois jogos: o jogo das celebridades, em que cantores, atores, ex-jogadores e mulheres da WNBA se enfrentam e logo em seguida, o jogo dos calouros, que são jogadores que estão no primeiro ou segundo ano de jogo na NBA.

O jogo das celebridades foram divididos em dois times, Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, que são os times da cidade sede do evento. Estarão presentes no time dos Lakers: Sterling Brim (apresentador de TV), Nick Cannon (ator), Terence Crawford (boxeador), Rachel DeMita (atriz), Jerry Ferrara (ator), Marc Lasry (proprietário do Milwaukee Bucks), Tracy McGrady (ex-NBA), Caleb McLaughlin (ator), Candace Parker (WNBA), Nate Robinson (ex-NBA), Drew Scott (ator) e Kris Wu (ator). No time Clippers: Anthony Anderson (ator), Brandon Armstrong (ator), Miles Brown (ator), Win Butler (músico do Arcade Fire), Common (ator), Andre de Grasse (atleta olímpico), Stefanie Dolson (WNBA), Jamie Foxx (ator), Paul Pierce (ex-NBA), Dascha Polanco (atriz), Bubba Watson (jogador de golfe) e jason Williams (ex-NBA). O jogo promete muita diversão aos expectadores do evento.

Logo em seguida, teremos o jogo dos calouros da NBA. São os jogadores que estão no máximo no segundo ano de NBA, e os jogadores são divididos em dois times: o time dos jogadores com nacionalidade americana e o outro com nacionalidade de fora do país. Foram divididos da seguinte forma: 


No sábado (17.02), temos o desafio de habilidades, torneio dos 3 pontos e desafio de enterradas. Os participantes serão:


Desafio de Habilidades:
  • Spencer Dinwiddie (armador dos Nets);
  • Joel Embiid (pivô dos 76ers);
  • Al Horford (pivõ dos Celtics);
  • Lauri Markkanen (ala-pivô dos Bulls);
  • Buddy Hield (ala-armador dos Kings);
  • Jamal Murray (armador dos Nuggets);
  • Andre Drummond (pivô dos Pistons);
  • Lou Williams (ala-armador dos Clippers).

Torneio dos 3 pontos:
  • Eric Gordon (ala-armador dos Rockets);
  • Klay Thompson (ala-armador dos Warriors);
  • Bradley Beal (ala-armador dos Wizards);
  • Paul George (ala do Thunder);
  • Kyle Lowry (armador dos Raptors);
  • Devin Booker (ala-armador dos Suns);
  • Wayne Ellington (ala-armador do Heat);
  • Tobias Harris (ala dos Clippers).

Desafio de Enterradas:
  • Victor Oladipo (ala-armador dos Pacers);
  • Larry Nance Jr. (ala-pivô dos Cavs);
  • Dennis Smith Jr. (armador dos Mavericks);
  • Donovan Mitchell (ala-armador do jazz).
E no domingo (18.02) o mais aguardado. Os melhores jogadores da NBA se enfrentam numa partida amistosa de muita brincadeira, pegada e jogadas fantásticas. A NBA é dividida em duas conferências, Leste e Oeste, em que os jogadores escolhidos no lado Leste enfrentavam os jogadores escolhidos do lado Oeste. A votação era popular.

Neste ano, houve muitas mudanças, e uma delas foi a escolha dos capitães, ou seja, os jogadores mais votados de cada conferência, iam escolhendo os times, como acontece na escola [risos], a partir dos atletas mais bem ranqueados a partir do voto popular.

O capitão do Leste é o craque Lebron James, e no lado Oeste o capitão é Stephen Curry. Os times foram assim escolhidos:


Boa diversão aos amantes do basquete. E se você não gosta de basquete, assista esse fim de semana fantástico. Caso continue não gostando, espere os playoffs que está tudo certo.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Jogos que eu vi #3 - Real Madrid x PSG

Quarta feira de cinzas no Brasil e jogão na Europa. Foi de tirar o fôlego o jogo entre Real Madrid e PSG, que terminou com a vitória da equipe espanhola por 3x1.

Um jogo que já vinha sendo comentado desde o fim do ano passado, por ser o confronto entre Cristiano Ronaldo e Neymar, que vem sendo especulado há alguma tempo pela imprensa de Madrid como o novo reforço do Real para 2019.

Um jogo que valeu a espera, começou com um Real sufocante, não dando espaços para a equipe francesa jogar seu futebol, sempre sob pressão no início do jogo. Apesar disso, foi o PSG que saiu na frente, após bela jogada do francês Mbappé pela direita, que cruzou a área e após desvio, Rabiot deu números iniciais ao jogo, PSG 1x0.

A escalação do PSG levantou uma polêmica, pois o treinando Unai Emery decidiu barrar Thiago Silva, o então capitão da constelação francesa. Talvez não tenha sido uma boa ideia, visto que do outro lado tem simplesmente Cristiano Ronaldo. Após um pênalti infantil de Lo Celso em Kroos, o português igualou o marcador, com sua cobrança estupenda, onde com o pé de apoio levanta suavemente a bola. Obs.: segundo seu ex-companheiro de Manchester United, Rio Ferdinand, CR7 treinava essa batida, ou seja, esse truque de usar o pé de apoio para levantar a bola - a partir do pisão na grama, que faz a bola "flutuar".


Após as substituições que Zidane, treinador do Real, efetuou na segunda etapa com entrada do jovem Asensio, o jogo mudou. E numa jogada do espanhol, saiu o segundo gol e da virada. Asensio partiu pra cima do marcador e chutou, o goleiro rebatou a bola bateu no joelho de Ronaldo e entrou. A de se exaltar, o português tem um casamento de anos com a Liga dos Campeões. Está sempre no lugar certo na hora, o faro de gol do jogador é impressionante. 

Por fim, o lateral da Seleção Brasileira Marcelo deu números finais ao jogo, marcando mais um gol pelo Madrid. 3x1 para o Real e uma certeza, essa camisa pesa demais.

Temos que falar do menino Neymar, que já tem 26 anos e já não é mais tão menino assim. Ele é um craque, um jogador com um talento incrível. Porém, acredito que seu jogo é muito individual, abusa demais das jogadas individuais. Dentro do clube, Neymar é o degrau mais alto entre todos os atletas, por ser o melhor tecnicamente (minha opinião) e pelo preço que pagaram para trazê-lo ao clube. Todos sabem que tem sua mordomia. Só que ele deve descer alguns degraus para poder ajudar mais o elenco a vencer jogos importantes. Neymar foi contratado pra isso, pra fazer do PSG grande.

Vamos aguardar o jogo da volta para ver se aprendeu a lição ou não, apesar de eu não achar que tenha jogado mal, porém não foi suficiente.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Copa do Brasil 2018 - Chega ao fim a primeira fase

Chegou ao fim a primeira fase da Copa do Brasil 2018. Algumas surpresas, outras nem tanto e uma certeza: a cada ano que passa ela fica mais emocionante. 

Com certeza que a mudança no regulamento ajudou e muito. O regulamento anterior não dava praticamente chances ao azar, ou seja, um time precisaria "ganhar" em dois jogos o adversário, sendo que o visitante acabava com o duelo ganhando por 2 ou mais gols de diferença. 

Explico da seguinte forma: um time tecnicamente superior dificilmente é derrotado em duas oportunidades pelo mesmo time num confronto mata-mata. Um exemplo, Internacional e Barcelona na final do mundial de clubes da FIFA jogaram uma vez e o Inter foi o vencedor. Se tivesse mais 10 jogos, certamente o Barcelona sairia vitorioso (minha opinião). Baseio isso neste regulamento novo da Copa do Brasil, onde o Aparecidense num raro momento de felicidade eliminou uma camisa de tradição como a do Botafogo.

Logo, resta ao time da casa aproveitar o mando de campo, e foi o que fizeram os times Tubarão-SC (venceu o América-RN), Cianorte (venceu o ABC), Uberlândia (ganhou do Ituano), Inter de Limeira (venceu o Rio Branco-AC), Novo Hamburgo ("papou o Paysandu), Corumbaense (venceu o ASA de Arapiraca), Altos (derrotou o Atlético-GO), o Ferroviário (que ganhou do Confiança), Aparecidense que até agora foi a maior zebra ao derrotar o Botafogo, e o Fluminense de Feira de Santana que ganhou do Santa Cruz.

Nesta ano, ao todo 11 times faziam sua estreia na competição nacional: Manaus-AM, Floresta-CE, Atlético-ES, Cordino-MA, Corumbaense-MS, Novo-MS, Nova Iguaçu-RJ, Real Desportivo-RO, Aimoré-RS, Tubarão-SC e Inter de Limeira-SP. Das 11 equipes estreantes, apenas  Corumbaense-MS, Tubarão-SC e Inter de Limeira-SP se classificaram para a próxima fase.

Os jogos já foram definidos e esses serão os 20 confrontos:

Atlético-PR x Tubarão-SC
Londrina x Ceará
Remo x Internacional-RS
Criciúma x Cianorte
Fluminense-RJ x Salgueiro
Juventude x Avaí
Uberlândia x Coritiba
Goiás x Boa Esporte
Ponte Preta x Inter de Limeira
Sampaio Corrêa x Paraná
CSA x São Paulo
Novo Hamburgo x CRB
Vitória x Corumbaense
Bragantino x Altos-PI
Botafogo-PB x Atlético-MG
Figueirense x Oeste
Sport Recife x Ferroviário-CE
Vila Nova-GO x Joinville
Cuiabá x Aparecidense
Fluminense-BA x Náutico

Em negrito, os meus palpites a vencerem os jogos.

Nesta fase, os times da esquerda jogam em casa. Na segunda fase, também teremos apenas um jogo, em que o vencedor está classificado para a terceira fase. Se houver igualdade do placar, a disputa será decidida em cobranças de pênalti.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Deu zebra - Botafogo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil 2018

Certamente um dia para esquecer pelos torcedores do time da estrela solitária, o Botafogo. A equipe acaba de ser eliminada na primeira fase da Copa do Brasil 2018 pela Associação Atlética Aparecidense, time da Série D do futebol brasileiro.


Esse regulamento recente da Copa do Brasil é estimulante aos times de menor expressão. Na primeira fase, os times jogam em território do que tem a pior classificação no ranking da CBF, ou seja, o Botafogo visitou a Aparecidense. Nesta fase, o time visitante joga pelo empate, o que na minha opinião, deixa o time visitante tranquilo e praticamente com a sensação do já ganhou, pois já entre em campo classificado.

Assisti o jogo a partir dos 10 minutos do segundo tempo, e o que pareceu foi exatamente o que citei anteriormente. O jogo estava 1x1 e o Botafogo jogando com o regulamento debaixo do braço, sem vontade, com preguiça. O time da casa foi aguerrido, buscou o gol dentro das suas limitações, porém impunha posse de bola e risco ao adversário, e como disse Muricy Ramalho, "a bola pune amigo".

Resultado, 2x1 para o modesto Aparecidense e mais um capítulo de grandes zebras do futebol foi inscrito.

À torcida alvinegra, só resta lamentar e torcer para o time se recuperar dessa eliminação o mais depressa possível, pois sábado tem semifinal da Taça Guanabara contra o Flamengo, e o carioca se torna importante.

Uma boa noite a todos e viva o futebol!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Super Bowl LII - Fly Eagles, Fly!

O Super Bowl LII foi digno de um filme de Hollywood. Digo isso pelo fato de um dos maiores astros do cinema estar compartilhando inúmeros "memes". Sim senhoras e senhoras, Sylvester Stallone, mais conhecido como Rocky ou Rambo, divulgou em suas redes sociais diversas imagens referentes ao jogo deste último domingo, dia 4 de fevereiro, entre Philadelphia Eagles e New England Patriots.


Se por um lado, os Eagles tinham Stallone na torcida, no outro, tínhamos a nossa top model Gisele Bündchen, presente no camarote do estádio com toda família Brady presente.

Torcida à parte, o jogo já pode ser considerado um dos melhores da história do Super Bowl. Inúmeros recordes foram quebrados. 

Eu comecei a acompanhar Futebol Americano em 2013, com o Super Bowl XLVII, entre Baltimore Ravens e San Francisco 49ers. Desde lá, foram muitos jogos e mais 5 super finais. Ano passado, vimos a maior virada de um time em um Super Bowl com os Patriots sendo campeões, porém, eu considero o jogo de ontem como o melhor que já assisti. Os ataques estavam dominando as defesas com extrema facilidades, visto o número de recordes quebrados como jardas totais de um time, jardas somadas, entre outros.

O jogo terminou com os Eagles vencendo o jogo por 41 a 33, num domingo insano com o primeiro título de Super Bowl para os Eagles.


Duas curiosidades sobre o jogo: 
  • Nos últimos 13 anos da decisão, 12 times venceram jogando de branco e apenas um 1 havia saído vitorioso do jogo. Neste jogo, os Patriots, por serem mandantes escolheram jogar de branco;
  • Desde 1999, o MVP da temporada não ganha o Super Bowl. Neste ano, o MVP foi o Tom Brady, jogador dos Patriots, pela terceira vez em sua carreira.
Ou seja, um dos tabus seria quebrado e quisera o destino que fosse o dos uniformes.


Anteriormente, citei que poderia ser um roteiro de Hollywood, pois tivemos vários ingredientes para isso. O principal jogador dos Eagles, o Quarterback (QB, principal jogador de ataque de um time) Carson Wentz se lesionou a 3 jogos da Super Final, fazendo com que o reserva desacreditado Nick Foles fosse o responsável pelo primeiro título da franquia. O mesmo Foles, que na última temporada chegou a pensar em aposentadoria, aos 26 anos, hoje se torna um grande jogador após 3 grandes jogos de pós temporada, levando o Eagles ao mais alto andar na NFL.

Sobre o jogo, os Eagles sempre estiveram na frente do placar até o último quarto de jogo, onde o QB Tom Brady, é dominante e fator determinante para as viradas de jogo dos Patriots. Foi neste momento, no último quarto, que os Patriots passaram a frente no placar, fazendo 33 a 32. Com certeza, todos os torcedores dos Eagles pensaram no último Super Bowl, em que Brady fez chover. 

Nick Foles, numa campanha incrível, conseguiu um Touchdown, deixando a partida 38 a 33 para os Eagles, e deixou Brady com praticamente dois minutos a sua disposição para tentar mais uma vitória para sua carreira. Nestre momento, todos já acreditavam na vitória dos Patriots, pois como comentado acima, Brady é dominante jogando sob pressão.

Eis que surge uma jogada em que Brady sofre "fumble" - ocorre quando um jogador que tem a posse de bola e controle deixa ela cair - e a bola volta nas mãos de Nick Foles, sacramentando o placar com um belo field goal, anotando mais 3 pontos (neste momento do jogo, 41x33) e deixando Brady com a missão quase impossível de fazer um touchdown em menos de um minuto somado a uma conversão de dois pontos.

Enfim, um jogo histórico. 

Não podemos esquecer do grandioso show de Justin Timberlake no intervalo do jogo, para uns polêmico para outros fantástico. 

Se você não gosta de futebol americano, veja um Super Bowl, e com certeza seu conceito irá mudar.

Até o próximo ano, e a dúvida persiste. Será que os Patriots terão força para mais um Super Bowl? Será que Brady jogará novamente? Nick Foles, conseguirá um contrato dos sonhos e ser o cara de alguma franquia?

Em setembro, a NFL volta para a felicidade dos amantes do futebol americano. Até lá, vale as lamentações e memes que a internet nos proporciona.

PARABÉNS EAGLES, PELO PRIMEIRO SUPER BOWL DE SUA HISTÓRIA.

Famosos presente no jogo: o maior evento esportivo do ano nos EUA é sempre lotado de superestrelas, e a edição de 2018 não foi diferente. Foram astros da música (Jennifer Lopez, Ciara, Sean "Diddy" Combs, Mandy Moore), do cinema e da TV (Danny DeVitto e o elenco de "It's Always Sunny in Philadelphia", Bradley Cooper, Miles Teller, Kevin Hart, Kris Wu, Chrissy Metz, Justin Hartley), da moda (Irina Shayk) e do esporte (Floyd Mayweather Jr, Alex Rodriguez, Genie Buchard, Russell Wilson, Stephen Curry, Karl Anthony Towns, Mike Trout), entre outros.