sábado, 30 de junho de 2018

Mata-mata - Copa do Mundo!

Hoje, às 11h da manhã, começa as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. E só tem jogão. Eu previ aqui os classificados e cravei alguns confrontos. Entretanto, errei feio alguns grupos, como o Grupo D. Enfim, a Copa continua e vamos aos confrontos e favoritos:
Farei uma breve comparação e apostarei nos meus favorito a avançar às quarta de final.

Argentina x França
A França entra como favorita pela primeira fase que fez, apesar de não ter feito bons jogos. Contudo, acredito na vitória da Argentina, na raça e na briga com Lionel Messi decidindo o jogo. Argentina passa.

Uruguai x Portugal
Acredito que a vitória seja uruguaia. A seleção do maestro Oscar Tabarez tem tudo para conseguir uma grande vitória, mandando o astro CR7 pra casa mais cedo. Suarez e Cavani já valem meio time português, na minha opinião. Lembrando que o Uruguai ainda não tomou gol nesta Copa do Mundo. Uruguai passa.

Rússia x Espanha
A seleção espanhola vem demonstrando desequilíbrio, e apesar de passar a primeira fase em primeiro, não convenceu em nenhum dos jogos. Porém, não acredito que a Rússia tenha forças para vencer a Espanha, pois a Rússia é muito limitada e apesar de jogar em casa, não faz frente na hora do vamos ver. Espanha passa.

Croácia x Dinamarca
A seleção dinamarquesa passou em segundo no Grupo C. Não foi uma surpresa pois o time é certinho, mas acreditava numa boa participação do Peru. A Croácia vem com 100% de aproveitamento e jogando bem. Meteu um sonoro 3x0 na seleção argentina de dar inveja. Croácia passa.

Brasil x México
A seleção brasileira entra como favorita e vem numa evolução natural. Em Copas do Mundo, o México nunca venceu o Brasil em Copas do Mundo, e esperamos que não seja segunda. É bom ficar de olhos bem abertos no México, pois venceu a Alemanha num jogo de pura inteligência. Na última rodada do Grupo F, perdeu para Suécia por 3x0 e quase ficou fora da Copa do Mundo. Brasil passa

Bélgica x Japão
A tão falada geração belga tem a chance de mostrar a que veio. Tem tudo para surpreender, porém falta tradição. Nunca ganhou nada e busca ser protagonista pela primeira vez. O Japão passou as outavas por ter levado menos cartão amarelo que Senegal, pois nos outros critérios, ficou tudo empatado. Foi vaiado no último jogo contra a Polônia por cozinhar o jogo. Bélgica passa.

Suécia x Suíça
Surpreendentemente, a Suécia foi primeira colocada em seu grupo onde tinham México, Alemanha e Coréia do Sul. Já eliminou nas eliminatórias europeias seleções como Holanda e Itália, tradicionais no cenário mundial. Enfrenta uma forte e arrumada Suíça, que conta com o astro Shaqiri para avançar as quartas de final. Suíça passa.

Inglaterra x Colômbia
A Inglaterra tem um time jovem e com muito potencial. Vem vencendo os torneios de base e vem se consolidando a cada dia como um time poderoso. Porém, não acredito que passe da forte Colômbia, Também, tudo vai depender das condições de James Rodriguez, que no último jogo saiu ainda com 30 minutos de jogo, abatido e lesionado. Tendo que apostar em uma seleção, Colômbia passa.

E assim vamos seguindo e acompanhando. Uma coisa é certa, acredito que esse ano, teremos uma seleção na final que nunca teve chances de jogar pelo título. 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Da série - "Futebol não é lógica e não tem mais time bobo"!

Hoje, foi um dia histórico para o futebol alemão! 

Pela primeira vez na história, a Alemanha caiu na primeira fase. Com uma campanha "pífia/patética" (PEREIRA, Mauro Cesar), os comandados de Joaquim Löw não conseguiram emplacar nesta Copa do Mundo.
 Um futebol de posse de bola, onde goleiro vira líbero e todo o time atua no campo de ataque, não foi eficiente. O primeiro jogo mostrou um pouco do que seria o sofrimento alemão no Mundial. Totalmente desorganizada, não conseguiu vencer o México. Diga-se de passagem, sempre procurou o ataque e vencer os jogos, porém sem organização. 

No segundo jogo contra a Suécia, após acompanhar o resultado do jogo entre México e Coreia, uma derrota eliminaria precocemente os alemães. Foi um jogo sofrido e vencido apenas nos acréscimos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos. 

Logo, todos acreditaram que a Alemanha amassaria a pobre Coreia do Sul, que até então tinha sido derrotada pela Suécia por 1x0 e pelo México por 2x1. A Coreia é um time muito limitado e sem condições de fazer frente a qualquer seleção de ponta. Maaaaas, futebol não é lógica e não existe mais time bobo. 
A Coreia fez o jogo da vida e muito aplicada taticamente, venceu a Alemanha por 2x0 e mandou pra casa os atuais campeões mundiais. 
Assim como impressionou o mundo após golear o Brasil por 7x1, hoje, historicamente impressionou com a derrota de 2x0. Adeus Alemanha, e quem sabe, até 2022. A revanche não foi dessa vez. Grupo F, Suécia e México classificados.

Jogos que eu vi #16 - Brasil x Sérvia

Em jogo válido pela terceira e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia 2018, a seleção brasileira fez o que espera e venceu por 2x0, com gols de Paulinho e Thiago Silva.
Enfim, o elemento surpresa (leia-se Paulinho) da seleção apareceu. Aliás, aos poucos, a seleção vem aparecendo para os torcedores e mostrando a que veio na Copa do Mundo. Com uma atuação segura e sem levar sustos, o Brasil contou com um bom jogo de Casemiro, Paulinho e mais uma vez Coutinho para vencer o confronto.

Logo no começo do jogo, o Brasil enfrentou um problema: o lateral Marcelo sentiu dores na região lombar e não pode continuar em campo. Filipe Luís entrou e deu conta do recado. O camisa 6 fez um jogo seguro e não foi muito exigido.
Neymar entrou em campo com intuito de ajudar o time e manter a calma. Jogou coletivamente e quando devia, tentou jogadas individuais. Ficou claro que ele queria fazer um gol a qualquer custo, porém não era o dia do menino Ney, carinhosamente chamado pelos amigos.

A Sérvia começou o jogo com boa posse de bola e procurando jogadas aéreas, entretanto a seleção estava bem postada e dificultou lances de ataque da equipe sérvia. Após alguns sustos, Philippe Coutinho fez um lindo lançamento na entrada da grande área e Paulinho, como elemento surpresa, estava lá pra conferir. Brasil 1x0.
Veio o segundo tempo e após ceder alguns espaços para a Sérvia, Tite tirou Paulinho e lançou Fernandinho, que ajudou o time na marcação e nas saídas em velocidade. Isso, com praticamente 20 minutos de jogo já tínhamos efetuado 2 alterações, contando com a lesão de Marcelo.

A Sérvia teve um lance de muito perigo num erro de marcação da seleção brasileira, em que Fágner ficou sozinho para marcar o enorme jogador sérvio. Mitrovic cabeceou praticamente sozinho e Alison fez linda defesa.

Após isso, o Brasil foi para cima e em cobrança de escanteio de Neymar, Thiago Silva subiu sozinho para marcar 2x0. Com placar garantido, os comandados de Tite jogaram naturalmente e num lindo chute de Filipe Luís, quase ampliou o marcador.
Neste momento, a única preocupação da comissão técnica era em poupar 3 jogadores: Neymar, Casemiro e Coutinho - que tinham um cartão amarelo e outro cartão poderiam tirá-los do jogo das oitavas de final. Tite então com apenas uma substituição, escolheu poupar Coutinho, que vem sendo o melhor jogador brasileiro da competição. 

A seleção está evoluindo naturalmente e é justo falar na possibilidade de título. Espera-se um pouco mais de Willian, jogador agudo que ainda "não entrou em campo". Foi um jogador importante nas Eliminatórias e na preparação para o Mundial, porém precisa demonstrar em campo. e Gabriel Jesus aos poucos vai aparecendo no Mundial, e aposto que nas oitavas de final vai fazer seu golzinho.
Encerrada a primeira fase do Mundial para a seleção brasileira. Agora todos esperamos ansiosos o jogo de oitavas de final, que acontecerá contra o México, segunda feira, 02 de julho às 11 da manhã.

O México é um adversário que historicamente da trabalho, visto em jogos de Copa América. Em Copas do Mundo, nunca venceu o Brasil, e não será dessa vez. Lembrando que o último confronto em Copas do Mundo entre Brasil e México foi em 2014, no Brasil, com o placar zerado, 0x0.

Meu palpite para o jogo: 4x1, com gols de Neymar (2x), Gabriel Jesus e Coutinho. Sendo bem otimista e confiando nos goleadores.

Vamos aguardar que ainda tem muita Copa do Mundo! E cuidado com as zebras... [risos]

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Jogos que eu vi #15 - Brasil x Costa Rica

Segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2018 e se fossemos seguir as previsões da lógica, jogo para garantir a classificação antecipada as oitavas de final. Entretanto, nunca podemos falar que no futebol, a lógica vai prevalecer sempre. Num jogo sofrido para nós brasileiros, vencemos a valente Costa Rica num jogo de extremos, psicologicamente e tecnicamente falando, pelo placar de 2x0.
Com gols de Coutinho e Neymar, saímos agraciados e com a merecida vitória, o que nos deixa com a vantagem do empate na última rodada, em confronto com a Sérvia. 
Eu esperava esse jogo mais fácil que a Suíça, primeiramente pela fragilidade do adversário. Apesar de ter um bom time e seguir o ótimo trabalho feito na última Copa do Mundo no Brasil, a Costa Rica teoricamente seria presa fácil para o Brasil. Porém, a seleção costarriquenha foi aplicada e marcou muito bem, até o minuto 46 da segunda etapa. 

O time bem armado para segurar o Brasil, deixou claro desde o começo do jogo que buscaria jogadas diretas da defesa para o ataque para surpreender, o que não aconteceu. A defesa do Brasil sempre esteve bem postada e quase não cedeu espaço para a Costa Rica. A seleção brasileira até tomou alguns sustos no primeiro tempo, entretanto o goleiro Alison não foi exigido nenhuma vez.

O primeiro tempo do Brasil foi ruim, não conseguia atacar com organização e chegou até balançar as redes com Gabriel Jesus, porém o atacante estava impedido após um chute de Marcelo de fora da área. O jogo até dava espaço para os chutes de longa distância, porém os brasileiros não aproveitaram. Willian não estava em um bom dia, não conseguia ser agudo e levar perigo aos adversários. 

Veio o intervalo e na volta, Tite sacou Willian e lançou Douglas Costa, que pra mim foi o melhor jogador da partida. Entrou e bagunçou a defesa da Costa Rica. Foi pra cima e tornou-se o jogador mais perigoso pelo lado brasileiro. 

Neymar até tentava jogar, porém é claro que não está 100% fisicamente, e quando isso acontece, o lado técnico fica um pouco atrás, pois a cabeça pensa e as pernas não acompanham. Com isso, Neymar foi ficando bastante irritado, pois desde a primeira partida na Copa, vem sofrendo com a dura marcação dos adversários. É um jogador diferenciado, porém não tem o respeito dos zagueiros. Por exemplo, as entradas sofridas por Neymar é diferente das entradas sofridas por Messi e Cristiano Ronaldo. É uma opinião particular e que acredito ser reflexo da falta de respeito que os jogadores tem por Neymar. O jogador brasileiro é visto como birrento e mimado por grande parte da mídia. Sou defensor do atleta, pois sempre jogou em alto nível e sempre foi visto como salvador da pátria - o problema é que todos acabam exagerando (opinião particular). Até falaria do pênalti, porém vai sair do foco do jogo. Eu marcaria o pênalti - sem ou com o VAR.
Logo depois, Tite ousou e lançou Firmino no lugar de Paulinho, que pra mim esteve apagado. Firmino entrou bem e a seleção melhorou e de tanto tentar conseguiu fazer um gol com Coutinho. Vale lembrar que em nenhum momento a seleção desistiu, por isso iniciei dizendo que foi um jogo de extremo. Seleção teve equilíbrio e paciência pra buscar a vitória.

E depois veio a recompensa para Neymar, que aos 51 minutos do segundo tempo fez o segundo gol e sacramentou a vitória sofrida.
Fim de jogo, Brasil 2 a 0 na Costa Rica e agora joga pra ser primeiro do grupo contra a forte seleção da Sérvia.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Vai começar a COPA DO MUNDO 2018!!


A ansiedade aumenta a cada minuto. A Copa do Mundo da Rússia 2018 vai começar. Amanhã, dia 14 de junho, às 12h, teremos o único jogo do dia, entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita. 
Não é o melhor jogo da Copa e nem tão esperado, mas convenhamos, é Copa do Mundo. Teremos confrontos marcantes já na primeira fase, como Portugal x Espanha e Inglaterra x Bélgica. 

Vou destacar meus favoritos a avançar as oitavas de final:
  • Grupo A - 1º. Uruguai 2º. Rússia;
  • Grupo B - 1º. Espanha 2º. Portugal;
  • Grupo C - 1º. França 2º. Peru;
  • Grupo D - 1º. Argentina 2º.Islândia;
  • Grupo E - 1º. Brasil 2º. Suiça;
  • Grupo F - 1º. Alemanha 2º. Suécia;
  • Grupo G - 1º. Inglaterra 2º. Bélgica;
  • Grupo H - 1º. Colômbia 2º. Polônia,
Ou seja, os confrontos que eu acredito de oitavas de final seriam: Uruguai x Portugal, França x Islândia, Brasil x Suécia, Inglaterra x Polônia, Espanha x Rússia, Argentina x Peru, Alemanha x Suiça e Colômbia x Bélgica.

Vamos torcer e muito para nossa seleção vencer mais uma para bordar mais uma estrela no peito. Acredito e muito nessa seleção do Tite.
Lembrando os campeões:
  • Brasil: 5 títulos;
  • Alemanha e Itália: 4 títulos;
  • Argentina e Uruguai: 2 títulos;
  • França, Espanha, Inglaterra: 1 título.
Vamos Brasil rumo ao HEXA!!!!

NBA chegou ao fim!

Já faz uns dias que a NBA teve fim. Tivemos pelo 4º ano consecutivo final entre Warriors e Cavaliers, como previ aqui neste blog. Os dois time passaram pelos adversários em 7 jogos deixando uma pergunta. Os Cavaliers teriam força para vencer os Warriors?

Não tiveram. Foi uma lavada e uma "varrida" como se fala na língua do Basquete. Os Warriors venceram a série por 4x0 não dando chances para os Cavs. Acredito que o resultado fosse outro caso o primeiro jogo não tivesse duas lambanças. A primeira foi a falta que foi marcada no fim do jogo com vantagem para os Cavs. Durant fez falta de ataque em cima de LeBron James e a arbitragem foi polêmica, marcando falta de defesa. A vantagem seria maior caso o justo tivesse ocorrido. E a outra lambança foi no fim do jogo o desligamento total de J. R. Smith, que esqueceu completamente o jogo e o placar quando tentou "gastar" tempo achando que estava vencendo o jogo.
Enfim, foi lamentável a falta de competitividade dos Cavs, ou melhor, competência de seus jogadores em entender que precisavam ajudar King James a vencer, e não estar em quadra apenas olhando o astro decidir. 

LeBron, afirmou em entrevista logo após o último jogo da série estar com a mão direita lesionada, lesão que o mesmo escondeu. Contudo, mesmo estando saudável, não acredito em outro resultado a não ser este. Obs.: LeBron contou que lesionou a mão dando um golpe no vestiário após desacreditar na derrota do primeiro jogo. 
O que devemos enxergar é que o time do Golden State Warriors é um dos melhores times que a NBA já teve, sem comparações de quem era melhor ou se venceria os Celtics da década de 60, os Lakers ou até mesmo os Bulls de Jordan. Cada time tem seu tempo e suas regras. 

Parabéns ao Golden State pelo 3º título em 4 anos e por estar entre os melhores da liga. E parabéns também para Kevin Durant, por ter sido MVP das finais pelo segundo ano consecutivo.
Agora, é aguardar as negociações, draft, e o início da próxima temporada, para ver se terá algum time que fará frente com os Warriors. O que muito se fala é para onde o astro de Cleveland LeBron James vai após mais uma temporada. Ele é agente livre e pode escolher onde deseja atuar. O técnico dos Spurs afirmou que vai tentar convencer o astro a se mudar para San Antonio. Vamos aguardar o início da temporada.

Minha aposta para o próximo ano? Difícil dizer, pois com certeza, terá mais um super time ano que vem. Até mais fãs do Basquete.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Jogos que eu vi #14 - Tubarão x Brusque

Emoção! Essa palavra resume o que foi o jogo entre Tubarão e Brusque válido pelo Campeonato Brasileiro da Série D 2018. Pode parecer pouco para qualquer clube do Brasil ou para torcedores de time de Séries A e B do brasileirão. mas depois de muito tempo, assisti um jogo no estádio e por isso começo o texto com a palavra EMOÇÃO! 

O jogo era válido pela primeira fase de mata-mata da Série D 2018 e estava na partida de volta, no estádio Domingos Silveira Gonzalez. Tubarão e Brusque se enfrentaram dia 03 de junho e o Brusque venceu em seus domínios por 1x0, mesmo com a equipe do Tubarão jogando melhor e buscando a vitória a todo instante. Ou seja, Tubarão precisava vencer o jogo para ter alguma chance de classificação. Se vencesse por 1 gol de diferença, levaria o jogo para os pênaltis, se vencesse por 2 ou mais gols se classificava e qualquer empate ou derrota, eliminava a equipe do sul de Santa Catarina.

Tubarão e Brusque vem fazendo jogos importantes e criando uma bela rivalidade, lembrando que no Catarinense foram ótimos jogos em 2017 e 2018, fizeram a final da Copa Santa Catarina em 2017 e agora se enfrentaram novamente em um jogo de mata-mata.

O jogo terminou 2x1 para o Tubarão, levando para os pênaltis, onde apareceu a estrela do goleiro do Tubarão Belliato, pegando duas penalidades e classificando sua equipe às oitavas de final e levando os 2728 torcedores presentes a loucura.
Como citado acima, fazia muito tempo que não ia assistir um jogo in loco e isso ajudou a tornar a partida mais emocionante. Foi um jogo onde o Brusque veio para vencer a partida e liquidar logo a fatura. Não contava com um gol do Tubarão logo no começo de jogo, aos 6 minutos em lambança da zaga quadricolor. O lateral Jean cruzou a bola e o zagueiro China empurrou para as próprias redes. 1x0 Tubarão.
O Brusque estava melhor postado no jogo, marcava muito bem, fisicamente parecia mais inteiro. O time teve o mérito de controlar as subidas dos laterais do Tubarão, que sempre se destacam nos jogos com assistências para gol. Apesar de na maioria do tempo, o Brusque estar atrás do meio de campo marcando, teve mais controle do jogo e da posse de bola na primeira etapa, conseguindo o empate após cobrança de escanteio. Após o cruzamento, o zagueiro Hyago subiu mais que todo mundo e fez um belo gol. 

Depois disso, o Tubarão ainda teve chances de ampliar o jogo ainda no primeiro tempo, assim como o time do Brusque, entretanto, o fim do primeiro tempo foi concluído com o placar em igualdade. 

Foi um primeiro tempo de muitas falhas individuais dos jogadores do Tubarão, principalmente de Jailton e Oliveira - não por serem jogadores ruins, mas sim pelo mérito do treinador adversário, que soube anular os laterais do peixe. O ponta do Brusque, Tiago Pará, estava sempre nas costas do adversário Oliveira e estava tendo controle do jogo naquele lado.

Veio o segundo tempo e com isso mudanças na equipe de Tubarão. O treinador sacou Branquinho, camisa 10 do Tubarão e colocou Gelson, que pra mim foi o melhor em campo no tempo normal. Mudou completamente a cara do jogo, deu mais controle a equipe no meio de campo. 
E foi dele que saiu o passe para o gol de Everton Júnior, que acabara de entrar. O Tubarão estava a toda pressão no segundo tempo, pois precisava do gol para levar para os pênaltis ou matar o jogo com dois gols. Com esse ímpeto do Tubarão, o Brusque soube se aproveitar de algumas falhas do adversário e assustou muito, e após uma bobeira do peixe na intermediária defensiva, quase marcou, porém apareceu Belliato para salvar o time.

Fim de jogo e disputa de pênaltis, que tornou a partida ainda mais emocionante. Apareceu a estrela do goleiro do Tubarão que pegou dois pênaltis e garantiu a classificação. A sequência de pênaltis foi a seguinte.

Tubarão - Nikolas Farias marcou
Brusque - Jean Dias marcou
Tubarão - Everton Júnior marcou 
Brusque - Safira marcou
Tubarão - Gelson marcou
Brusque - Eliomar perdeu (Belliato defendeu)
Tubarão - Guilherme Amorim marcou
Brusque - Hyago marcou
Tubarão - Magno Alves perdeu (Julio Cesar defendeu a cobrança)
Brusque - Everton perdeu (Belliato defendeu)
Com a vitória, a equipe tubaronense encara o São José do Rio Grande do Sul, popular Zequinha, com seu campo de gramado sintético. O primeiro jogo acontece em Tubarão SC, pois o São José teve melhor campanha.

O Brusque foi eliminado, contudo caiu de pé. O treinador Pingo teve muitos méritos no jogo e razão em suas palavras, em que disse que o time foi melhor, jogou de igual pra igual e teve chances de vencer a partida.

Os confrontos das oitavas de final da Série D foram assim definidas:

Rio Branco x Manaus 
Ferroviário x Altos
Imperatriz x Moto Clube
Brasiliense x Campinense
Treze x Iporá
Linense x Novorizontino
Uberlândia x Caxias
Tubarão x São José

Os times da esquerda jogam a primeira em casa. Minhas apostas para os classificados são: Manaus, Ferroviário, Moto Clube, Campinense, Iporá, Novorizontino, Caxias e Tubarão.

domingo, 3 de junho de 2018

WSL - Etapa 5 em Bali encerrada

Em etapa realizada no mar de Bali, pela "5ª rodada" do Mundial de Surfe, a tempestade brasileira voltou a aprontar. Ítalo Ferreira venceu pela segunda vez no ano e assumiu a liderança geral do circuito.

Com um aéreo incrível nota 10 pra cima de Jordy Smith na semifinal e com uma atuação impecável na final somando 18,87 (máximo de 20 pontos), sagrou-se campeão em cima do surfista da Polinésia Francesa Michel Bourez.
Ítalo vem numa crescente muito grande dentro do circuito, sendo que já recebeu o prêmio de melhor calouro. Assumiu a liderança do mundial e vem forte para buscar o primeiro título mundial de sua carreira.
Ítalo começou a etapa perdendo já no Round 1 e foi para repescagem. Daí pra frente, só venceu e com um aéreo incrível, teve a única nota 10 do torneio. Perdeu no round 1 que tinha Joel Parkison e Keanu Asing e no round 2 já venceu Barron Mamyia. Venceu no round 3 o compatriota Tomas Hermes e no round 4 enfrentou Felipe Toledo e Adrino de Souza (o "Mineirinho"). Nas Quartas de final venceu o francês Jeremy Flores e na semifinal venceu o sul africano Jordy Smith.  

Parabéns ao brasileiro e vamos aguardar a próxima etapa, que acontecerá em J-Bay. Após essa etapa a classificação ficou assim:
A próxima etapa será realizada entre os dias 2 à 11 de julho.