sexta-feira, 22 de junho de 2018

Jogos que eu vi #15 - Brasil x Costa Rica

Segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2018 e se fossemos seguir as previsões da lógica, jogo para garantir a classificação antecipada as oitavas de final. Entretanto, nunca podemos falar que no futebol, a lógica vai prevalecer sempre. Num jogo sofrido para nós brasileiros, vencemos a valente Costa Rica num jogo de extremos, psicologicamente e tecnicamente falando, pelo placar de 2x0.
Com gols de Coutinho e Neymar, saímos agraciados e com a merecida vitória, o que nos deixa com a vantagem do empate na última rodada, em confronto com a Sérvia. 
Eu esperava esse jogo mais fácil que a Suíça, primeiramente pela fragilidade do adversário. Apesar de ter um bom time e seguir o ótimo trabalho feito na última Copa do Mundo no Brasil, a Costa Rica teoricamente seria presa fácil para o Brasil. Porém, a seleção costarriquenha foi aplicada e marcou muito bem, até o minuto 46 da segunda etapa. 

O time bem armado para segurar o Brasil, deixou claro desde o começo do jogo que buscaria jogadas diretas da defesa para o ataque para surpreender, o que não aconteceu. A defesa do Brasil sempre esteve bem postada e quase não cedeu espaço para a Costa Rica. A seleção brasileira até tomou alguns sustos no primeiro tempo, entretanto o goleiro Alison não foi exigido nenhuma vez.

O primeiro tempo do Brasil foi ruim, não conseguia atacar com organização e chegou até balançar as redes com Gabriel Jesus, porém o atacante estava impedido após um chute de Marcelo de fora da área. O jogo até dava espaço para os chutes de longa distância, porém os brasileiros não aproveitaram. Willian não estava em um bom dia, não conseguia ser agudo e levar perigo aos adversários. 

Veio o intervalo e na volta, Tite sacou Willian e lançou Douglas Costa, que pra mim foi o melhor jogador da partida. Entrou e bagunçou a defesa da Costa Rica. Foi pra cima e tornou-se o jogador mais perigoso pelo lado brasileiro. 

Neymar até tentava jogar, porém é claro que não está 100% fisicamente, e quando isso acontece, o lado técnico fica um pouco atrás, pois a cabeça pensa e as pernas não acompanham. Com isso, Neymar foi ficando bastante irritado, pois desde a primeira partida na Copa, vem sofrendo com a dura marcação dos adversários. É um jogador diferenciado, porém não tem o respeito dos zagueiros. Por exemplo, as entradas sofridas por Neymar é diferente das entradas sofridas por Messi e Cristiano Ronaldo. É uma opinião particular e que acredito ser reflexo da falta de respeito que os jogadores tem por Neymar. O jogador brasileiro é visto como birrento e mimado por grande parte da mídia. Sou defensor do atleta, pois sempre jogou em alto nível e sempre foi visto como salvador da pátria - o problema é que todos acabam exagerando (opinião particular). Até falaria do pênalti, porém vai sair do foco do jogo. Eu marcaria o pênalti - sem ou com o VAR.
Logo depois, Tite ousou e lançou Firmino no lugar de Paulinho, que pra mim esteve apagado. Firmino entrou bem e a seleção melhorou e de tanto tentar conseguiu fazer um gol com Coutinho. Vale lembrar que em nenhum momento a seleção desistiu, por isso iniciei dizendo que foi um jogo de extremo. Seleção teve equilíbrio e paciência pra buscar a vitória.

E depois veio a recompensa para Neymar, que aos 51 minutos do segundo tempo fez o segundo gol e sacramentou a vitória sofrida.
Fim de jogo, Brasil 2 a 0 na Costa Rica e agora joga pra ser primeiro do grupo contra a forte seleção da Sérvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário