segunda-feira, 11 de junho de 2018

Jogos que eu vi #14 - Tubarão x Brusque

Emoção! Essa palavra resume o que foi o jogo entre Tubarão e Brusque válido pelo Campeonato Brasileiro da Série D 2018. Pode parecer pouco para qualquer clube do Brasil ou para torcedores de time de Séries A e B do brasileirão. mas depois de muito tempo, assisti um jogo no estádio e por isso começo o texto com a palavra EMOÇÃO! 

O jogo era válido pela primeira fase de mata-mata da Série D 2018 e estava na partida de volta, no estádio Domingos Silveira Gonzalez. Tubarão e Brusque se enfrentaram dia 03 de junho e o Brusque venceu em seus domínios por 1x0, mesmo com a equipe do Tubarão jogando melhor e buscando a vitória a todo instante. Ou seja, Tubarão precisava vencer o jogo para ter alguma chance de classificação. Se vencesse por 1 gol de diferença, levaria o jogo para os pênaltis, se vencesse por 2 ou mais gols se classificava e qualquer empate ou derrota, eliminava a equipe do sul de Santa Catarina.

Tubarão e Brusque vem fazendo jogos importantes e criando uma bela rivalidade, lembrando que no Catarinense foram ótimos jogos em 2017 e 2018, fizeram a final da Copa Santa Catarina em 2017 e agora se enfrentaram novamente em um jogo de mata-mata.

O jogo terminou 2x1 para o Tubarão, levando para os pênaltis, onde apareceu a estrela do goleiro do Tubarão Belliato, pegando duas penalidades e classificando sua equipe às oitavas de final e levando os 2728 torcedores presentes a loucura.
Como citado acima, fazia muito tempo que não ia assistir um jogo in loco e isso ajudou a tornar a partida mais emocionante. Foi um jogo onde o Brusque veio para vencer a partida e liquidar logo a fatura. Não contava com um gol do Tubarão logo no começo de jogo, aos 6 minutos em lambança da zaga quadricolor. O lateral Jean cruzou a bola e o zagueiro China empurrou para as próprias redes. 1x0 Tubarão.
O Brusque estava melhor postado no jogo, marcava muito bem, fisicamente parecia mais inteiro. O time teve o mérito de controlar as subidas dos laterais do Tubarão, que sempre se destacam nos jogos com assistências para gol. Apesar de na maioria do tempo, o Brusque estar atrás do meio de campo marcando, teve mais controle do jogo e da posse de bola na primeira etapa, conseguindo o empate após cobrança de escanteio. Após o cruzamento, o zagueiro Hyago subiu mais que todo mundo e fez um belo gol. 

Depois disso, o Tubarão ainda teve chances de ampliar o jogo ainda no primeiro tempo, assim como o time do Brusque, entretanto, o fim do primeiro tempo foi concluído com o placar em igualdade. 

Foi um primeiro tempo de muitas falhas individuais dos jogadores do Tubarão, principalmente de Jailton e Oliveira - não por serem jogadores ruins, mas sim pelo mérito do treinador adversário, que soube anular os laterais do peixe. O ponta do Brusque, Tiago Pará, estava sempre nas costas do adversário Oliveira e estava tendo controle do jogo naquele lado.

Veio o segundo tempo e com isso mudanças na equipe de Tubarão. O treinador sacou Branquinho, camisa 10 do Tubarão e colocou Gelson, que pra mim foi o melhor em campo no tempo normal. Mudou completamente a cara do jogo, deu mais controle a equipe no meio de campo. 
E foi dele que saiu o passe para o gol de Everton Júnior, que acabara de entrar. O Tubarão estava a toda pressão no segundo tempo, pois precisava do gol para levar para os pênaltis ou matar o jogo com dois gols. Com esse ímpeto do Tubarão, o Brusque soube se aproveitar de algumas falhas do adversário e assustou muito, e após uma bobeira do peixe na intermediária defensiva, quase marcou, porém apareceu Belliato para salvar o time.

Fim de jogo e disputa de pênaltis, que tornou a partida ainda mais emocionante. Apareceu a estrela do goleiro do Tubarão que pegou dois pênaltis e garantiu a classificação. A sequência de pênaltis foi a seguinte.

Tubarão - Nikolas Farias marcou
Brusque - Jean Dias marcou
Tubarão - Everton Júnior marcou 
Brusque - Safira marcou
Tubarão - Gelson marcou
Brusque - Eliomar perdeu (Belliato defendeu)
Tubarão - Guilherme Amorim marcou
Brusque - Hyago marcou
Tubarão - Magno Alves perdeu (Julio Cesar defendeu a cobrança)
Brusque - Everton perdeu (Belliato defendeu)
Com a vitória, a equipe tubaronense encara o São José do Rio Grande do Sul, popular Zequinha, com seu campo de gramado sintético. O primeiro jogo acontece em Tubarão SC, pois o São José teve melhor campanha.

O Brusque foi eliminado, contudo caiu de pé. O treinador Pingo teve muitos méritos no jogo e razão em suas palavras, em que disse que o time foi melhor, jogou de igual pra igual e teve chances de vencer a partida.

Os confrontos das oitavas de final da Série D foram assim definidas:

Rio Branco x Manaus 
Ferroviário x Altos
Imperatriz x Moto Clube
Brasiliense x Campinense
Treze x Iporá
Linense x Novorizontino
Uberlândia x Caxias
Tubarão x São José

Os times da esquerda jogam a primeira em casa. Minhas apostas para os classificados são: Manaus, Ferroviário, Moto Clube, Campinense, Iporá, Novorizontino, Caxias e Tubarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário