Nesta sexta-feira 13, abril de 2018, "mais conhecido como hoje", vai iniciar mais uma Série B do Brasileiro, o último passo para os clubes que sonham com a Série A (ou seja, primeira divisão do futebol brasileiro). Vou apresentar o que os 20 clubes fizeram neste início de ano nos campeonatos estaduais e pontuar através de prateleiras quais os meus favoritos e os "piores" times da competição.
De que forma isso será feito? Simplesmente vou classificar os times de acordo com o desempenho que eu espero de cada um, colocando na prateleira mais alta os times que eu espero que lutem pelo título e pelo acesso, e nas de baixo os clubes que eu acredito que não aspiram nada no campeonato ou que podem cair para Série C 2019.
ATLÉTICO-GO - Dos 10 clubes que disputaram o Campeonato Goiano, foi apenas o sétimo colocado se levarmos em consideração a pontuação total. No último Brasileirão foi rebaixado, amargando a última colocação em grande parte do campeonato.
AVAÍ - Cotado para brigar pelo título em Santa Catarina, ficou apenas na sexta colocação no estadual. Dividindo as atenções com a Copa do Brasil esse ano ainda, luta contra o Goiás para buscar vaga nas Oitavas de Final da competição Nacional. Ano passado disputou a Série A do Brasileirão e ficou em décimo oitavo.
BOA ESPORTE - O Boa se classificou para as quartas de final do Campeonato Mineiro, coisa que não parece muito difícil para um clube de Série B. O regulamento de Minas não ajuda muito, e terminou a fase de classificação em sétimo dentre doze equipes. No ano passado, ficou em décimo lugar na disputa por uma vaga na Série A do Brasileiro.
BRASIL DE PELOTAS - O torcedor Xavante tem muitos motivos para acreditar na sua equipe em 2018. Foi vice-campeã do gauchão e terminou a fase de classificação em primeiro, na frente de Juventude, Internacional e Grêmio. Em 2017, ficou na oitava colocação e em grande parte do campeonato, figurou entre os 4 melhores. Um forte candidato esse ano.
CORITIBA - Campeão do primeiro turno do Paranaense, disputou a grande final contra o arquirrival Atlético-PR e acabou derrotado. Não foi páreo para a equipe de Fernando Diniz. Um time com grande tradição e que infelizmente foi rebaixado na décima sétima colocação do Brasileirão de 2017. Com certeza, vem forte em busca do acesso.
CRB - Vice campeão do estadual de Alagoas mas com o primeiro lugar no geral na primeira fase, o CRB é um time que quase foi rebaixado para a Série C ano passado. Busca seu lugar ao sol e tem o carinho da torcida. Busca ser referência e uma potência no nordeste, o que ainda não aconteceu.
CRICIÚMA - Começou o ano pensando em título estadual e o planejamento veio por água a baixo. Passou o campeonato lutando nas últimas posições no estadual se recuperando após a chegada de Argel Fucks, espécie de bombeiro da equipe do sul de Santa Catarina. Acabou o estadual em quarto lugar e na última edição da Série B ficou apenas em décimo terceiro lugar.
CSA - Campeão do Alagoano em cima do CRB, despachando o ASA de Arapiraca nas semifinais, é o atual campeão da Série C. Com moral elevada após esses dois títulos, acredito que fique do meio da tabela pra baixo.
FIGUEIRENSE - Campeão de Santa Catarina em 2018, vem forte e confiante para a Série B do Brasileirão. Após lutar ano passado para não cair para a Série C, se livrando apenas nas últimas rodadas, aposta todas as suas fichas no Brasileiro esse ano para quem sabe, subir para a primeira divisão.
FORTALEZA - O tradicional Fortaleza, de glórias e de passado na elite do futebol brasileiro, vem com o vice campeonato do Cearense para a disputa da Série B. É o clube que Rogério Ceni escolheu para sair da sombra do São Paulo, clube ao qual segundo alguns torcedores, foi desrespeitado como treinador. Busca a redenção com o acesso, mesmo eu acreditando que não vá longe na Série B. Foi vice campeão da Série C em 2017.
GOIÁS - Foi campeão do Goiano em 2018, com título em cima da Aparecidense (clube que eliminou o Botafogo da Copa do Brasil na primeira fase). É um time de tradição que ficou apenas na décima quarta colocação na última edição da Série B. Está na quarta fase da Copa do Brasil e enfrenta o Avaí em Goiás para definição da classificação para as Oitavas de Final do torneio.
GUARANI - Um time com muita tradição, conseguiu voltar a elite do Futebol Paulista, sendo campeão da Série A2 em cima do Oeste. Por pouco não caiu para Série C ano passado, ficando na décima sexta posição da Série B. É um clube que merece um acesso para retomar sua grandeza e lotar o Brinco de Ouro da Princesa, estádio do Bugre de Campinas.
JUVENTUDE - O clube gaúcho ficou em nono lugar no estadual, não conseguindo se classificar para a fase de quartas de final da competição. Dentre os doze clubes, não foi muito bem esse ano. Na Série B de 2017 ficou na nona colocação, não conseguindo o acesso.
LONDRINA - O Londrina nos últimos anos vem fazendo trabalhos maravilhosos, como o título da Primeira Liga ano passado. Não chegou a nenhuma final de turno no Paranaense esse ano, porém acredito na luta pelas primeiras posições nessa Série B. Ano passado, bateu na trave, ficando em quinto lugar.
OESTE - Vice Campeão do Paulista Série A2 deste ano, por pouco não figurou entre os quatro melhores do Brasileirão Série B do ano passado. Busca se afirmar na Série B e luta pela permanência.
PAYSANDU - Vice-campeão do Pará esse ano, o Papão da Curuzu inicia a competição buscando retornar os tempos de glória, com o acesso esse ano. Com um time modesto, vai penar nessa Série B. Tem certa tradição no cenário nacional e no ano passado, ficou em décimo primeiro.
PONTE PRETA - A Ponte foi rebaixada no Brasileirão passado com o triste e vergonhoso episódio do zagueiro Rodrigo - ninguém nunca vai esquecer. Não acredito que um jogo rebaixe um clube, até porque são necessárias 38 rodadas - porém o episódio ficou marcado. Iniciou 2018 com uma grande reformulação no futebol, não alcançando nem as quartas de final do do Paulistão 2018. Entretanto, existe o troféu do interior, o qual ficou com o título, em cima do Mirassol.
SAMPAIO CORRÊA - O campeonato de Maranhão, é disputado por 8 clubes onde 4 se classificam para a fase de semifinal. O Sampaio ficou em quinto e já está há um bom tempo sem jogar. As vezes isso ajuda no entrosamento do time mas também o ritmo é diferente. É o time que veio da Série C ano passado chegando as semifinais da competição, mas não acredito em surpresa esse ano com o acesso.
SÃO BENTO - O clube do interior paulista, por pouco não figurou entre os 8 melhores do Paulistão, deixando a vaga escapar por 3 pontos. Ficou em terceiro na Série C do ano passado conseguindo o acesso, e tem nessa temporada o desejo de permanecer na Série B.
VILA NOVA - Foi semifinalista do Goiano 2018, perdendo para a Aparecidense. Escapou do acesso para a Série A ano passado nas últimas rodadas e amarga mais um ano na Série B.
Conforme citado no início da matéria, colocarei os clubes em prateleiras a fim de mostrar meu posicionamento em favor ou contra cada equipe, demonstrando através das prateleiras de cima os times mais fortes e que brigam por acesso e nas de baixo, os clubes que disputam para permanecer. O que me auxilia nesta escolha é a tradição, como terminaram em 2017 e como iniciaram o ano, sem contar no poder de investimento para brigar até o fim.
Deixe seu comentário!