Jogo de Libertadores, ambiente tumultuado, jogo sem torcida. Além do adversário Santa Fé, o Flamengo ainda teve que enfrentar todos esses problemas num jogo que poderia encaminhar bem a classificação às oitavas de final da competição. E vamos combinar, um Maracanã vazio é muito feio. Porém, num jogo apático, o clube carioca ficou no 1x1, com gols de Dourado e Morelo.
O jogo pro Flamengo, começou a todo vapor, dando indícios que seria um jogo fácil, tanto que logo no início do jogo, Henrique Dourado abriu o placar após cobrança de falta de Diego, aos 7 minutos da etapa inicial. O rubro negro continuava em cima, com algumas chances claras de gol, entretanto, aos 30 minutos, foi o Santa Fé que balançou as redes. Diego furou na intermediária e após bela jogada de Plata, que infiltrou pela entrada da área e tocou para Morelo, artilheiro balançar as redes pela oitava vez na competição.
A partir daí, o Flamengo sentiu o golpe. O time passava desconfiança, falta de vontade com o jogo. A impressão que eu fiquei foi que o time estava jogando junto pela primeira vez, errando passes bobos, outrora jogadas que não davam certo. Por incrível que pareça, o Flamengo teve 5 chances reais de gols - destaco o tiro livre indireto na marca do pênalti a favor do Flamengo não convertido, em que a falta marcada foi um recuo do time colombiano, que na minha opinião, foi lance normal. O jogador do Santa Fé não teve a intenção, porém é questão de interpretação.
Após o início do segundo tempo, não se via mudança de postura na equipe carioca. O Flamengo fora armado com Everton Ribeiro e Diego no meio de campo deixando os lados com Vinícius Jr. e Lucas Paquetá, que pra é um grave erro. O E. Ribeiro não é jogador pra buscar jogo e Paquetá não é jogador de lado de campo. Até os 20 minutos do primeiro tempo, parecia que Everton Ribeiro enfim ia brilhar pelo Flamengo, o que com o andar do jogo frustou os planos dele e da torcida flamenguista.
O Santa Fé, que nada tinha a ver com isso, tem um time completamente limitado, e mesmo assim, quase venceu o jogo com alguns contra-ataques cedidos pelo Flamengo. Destaco o jogo do lateral Arboleda, que teve vantagem em quase todas as jogadas marcando o menino Vinícius Jr.
O treinador do Flamengo, com 10 minutos de etapa complementar, sacou Dourado para entrada de Lincoln e Everton Ribeiro para entrada de Arão. Pra mim, a mexida não surtiu efeito e considero errada, pois as grandes chances do Flamengo foram de bolas paradas, onde Dourado tinha mais chances de finalizar. Dourado, bem que tentou fazer pivô, com insucesso em todas as tentativas, o que prejudicou algumas jogadas da equipe.
A recomposição do time vermelho e preto era lenta, e na maioria das vezes errada, com Renê deixando muitos espaços no corredor esquerdo, logo ele que é sempre disciplinado na marcação.
O repórter Eric Faria, da Rede Globo, deu um declaração à qual eu concordo e quem assistiu o jogo pode perceber, que o Flamengo não gritava em campo, não se ouvia os jogadores. Nós que estamos do lado de fora , não sabemos o que acontece no vestiário, mas é claro que o clima está azedo. Falta alguma coisa neste time e ainda por cima, cabe lembrar que o Flamengo perdeu um grande jogador para o São Paulo, o ponteiro Everton, que até então, era o melhor jogador rubro negro ao lado de Paquetá.
Uma observação sobre o Diego, craque e camisa 10 do Flamengo, é que ele não consegue organizar o time e nem distribuir as jogadas. Minha impressão é que ele segura demais a bola, fazendo com que o ataque perca velocidade e as vezes, o elemento surpresa. Fica a dúvida se ele não está conseguindo fazer o seu papel bem ou se os jogadores ao lado não tem capacidade de jogar com um grande jogador.
Fim de papo, 1x1 no placar e apesar de tudo, o Flamengo continua como líder da chave, que na pior das hipóteses, dependendo do jogo de amanhã entre Emelec e River Plate, o Flamengo fica empatado na liderança com o River, caso a equipe argentina vença. O grupo está assim:
1º - Flamengo [5 pontos]
2º - Santa Fé [3pontos]
3º - River Plate [2 pontos]
4º - Emelec [1 ponto]
O próximo jogo do Flamengo é o confronto direto com o Santa Fé na Colômbia - na próxima quarta feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário