O campeonato nacional mais importante do país vai começar.
A cada ano, o Campeonato Brasileiro fica mais emocionante e com mais clubes podendo brigar pelo título ou Libertadores. Temos equipes tradicionais de volta à primeira divisão, como o Internacional, que figurou a Série B ano passado, clássicos de tirar o fôlego e equipes brigando pra não cair.
Ano após ano, vamos conhecendo os campeões e os rebaixados. Será que em 2018 teremos um clube rebaixado pela primeira vez? Será que podemos ter um Campeão Brasileiro inédito?
Assim como a matéria da Série B, vou pontuar aqui o que cada equipe fez neste início de ano e na minha opinião, quais clubes brigarão na parte de cima da tabela e contra a queda no campeonato.
AMÉRICA MG - Chegou a semifinal do Campeonato Mineiro com a segunda colocação na pontuação geral. Chega como campeão da Série B e afim de surpreender. Não acredito que o América escape do rebaixamento esse ano. Apesar de tudo, já está nas Oitavas da Copa do Brasil por ter sido o campeão da Série B.
ATLÉTICO MG - Aposto no Atlético Mineiro à frente do seu maior rival estadual Cruzeiro mesmo após a perda do título do mineiro. O Atlético teve problemas com o treinador Osvaldo no início do ano que acabou demitido. O interino Thiago Larghi conseguiu dar uma nova cara ao time. Tem bons jogadores e boas peças de reposição. Terminou o Brasileirão Série A em nono lugar e ainda disputa a Copa do Brasil.
ATLÉTICO PR - Campeão do Paranaense, acredito que possa ser a surpresa deste agradável campeonato. Tem um excelente treinador, Fernando Diniz, que faz um trabalho incrível. Jogou boa parte do estadual com os jogadores da base e tem como vantagem a condição física dos atletas. Terminou o Brasileiro do ano passado em décimo primeiro e ainda está na Copa do Brasil e disputando a Copa Sul-americana.
BAHIA - Foi o campeão Baiano vencendo os dois jogos contra o Vitória. Perdeu jogadores importantes porém tem muita tradição e força da torcida. Terminou o Brasileirão ano passado em décimo segundo após uma boa arrancada no segundo turno. Por ter ganho a Copa do Nordeste do ano passado, entra direto na fase de oitavas de final da Copa do Brasil. Também ainda disputa a Sul-americana.
BOTAFOGO - Um time que começou o ano desacreditado após o grande vexame na Copa do Brasil, depois de ser eliminado na primeira fase pelo modesto Aparecidense, conseguiu o título do Carioca com uma vitória heroica, digna de roteiro de novela em horário nobre. O time se acertou com Alberto Valentim, vindo após uma recusa do treinador Tite. Terminou o brasileirão em décimo lugar e com elenco limitado, não terá forças para seguir a caminhada na parte de cima da tabela na Série A.
CEARÁ - Campeão do Cearense com "certa folga", após duas vitórias na final contra o maior rival Fortaleza, vai lutar na parte de baixo da tabela. Conseguiu o acesso após a terceira colocação na Série B em 2017 e com a eliminação na Copa do Brasil, busca fazer um campeonato Brasileiro digno e não cair de divisão novamente.
CHAPECOENSE - Vice campeã do Catarinense 2018, a Chape era a favorita ao título. Melhor defesa do campeonato, perdeu a final para o Figueirense. Ano passado, ano da reconstrução, conseguiu um oitavo lugar no Brasileirão e vaga na Libertadores. Aguarda sorteio para saber quem enfrentará na Copa do Brasil, na fase de oitavas de final e com um time limitado, vai ficar na segunda metade da tabela.
CORINTHIANS - Mais uma vez, surpreendeu. Bi-campeão Paulista, vencendo o Palmeiras após cobranças de pênaltis. O treinador Fabio Carille, com certeza já tirou todas as desconfianças da torcida e sendo o atual campeão brasileiro, vai ter mais trabalhos com os outros times. Não acredito novamente em busca pelo título, mas o Corinthians vai forte brigar até o final pelas primeiras colocações. Ainda disputa a Libertadores.
CRUZEIRO - Campeão de Minas Gerais esse ano, o Cruzeiro vinha sendo visto como um time a ser batido em 2018. Porém, não acredito nessa força, pois nos quatro jogos que teve pra valer esse ano (Racing e Vasco pela Libertadores e dois jogos com Atlético MG pela final do Mineiro) só venceu um. Apesar de ter um time forte, não acredito em título esse ano. Por disputar a Libertadores, só entra na fase de oitavas de final na Copa do Brasil. Para terminar, ficou em quinto no Brasileirão ano passado.
FLAMENGO - O time foi campeão da Taça Guanabara porém não figurou entre os finalistas do Carioca 2018. Um time muito organizado nas finanças que não consegue a afirmação dentro de campo. Terminou o último brasileiro na sexta colocação e é uma incógnita esse ano. Disputa a Libertadores e ainda aguarda para estrear na Copa do Brasil. Não disputa título esse ano, apenas Libertadores.
FLUMINENSE - O Fluminense tem o mesmo caso do Flamengo quando se fala em estadual. Apesar do título da Taça Rio, não chegou a final do estadual Carioca. Tem como grande trunfo o treinador Abel Braga, que consegue lidar com os problemas que aparece a cada dia. Perdeu muitos jogadores importantes do ano passado após terminar na modesta décima quarta colocação. Eliminado pelo Avaí na Copa do Brasil, tem somente o Brasileiro e Sul-americana para disputar.
GRÊMIO - Após um longo descanso e um início abaixo do esperado no Gauchão, o Grêmio acabou por ser campeão e quebrar um jejum de muito tempo. Após eliminar o maior rival nas quartas de final, conseguiu emplacar bons resultados e jogos e brigará pelo título brasileiro. Só não chega lá em cima caso vá longe na Libertadores novamente. Tem um grande elenco e um grande treinador. Terminou o Brasileirão de 2017 em quarto colocado. É o atual campeão da Libertadores.
INTERNACIONAL - Após o vice campeonato na Série B em 2017, acabou por ser eliminado precocemente nas quartas de final do Campeonato Gaúcho, Ficou praticamente um mês sem jogar, tendo apenas Copa do Brasil e Brasileirão pra disputar em 2018. Meio de tabela para o Inter parece razoável, para quem sabe em 2019, buscar algo maior.
PALMEIRAS - O Palmeiras entra como favorito para todas as competições que disputa, pois o investimento foi grande. Apesar disso, foi vice no Paulistão e tem ainda Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Acredito que brigue pelo título do campeonato nacional. Tem um bom treinador e muitas opções no elenco para rodízio ou para trocas necessárias.
PARANÁ - Talvez a grande decepção do Paranaense 2018. Não chegou a nenhuma final de turno, consequentemente não figurou entre os finalistas do Estadual. Se tinha uma grande confiança que seria um ano glorioso, após a volta a elite do futebol nacional, após terminar na quarta colocação da Série B ano passado. Vai ser um ano sofrido.
SANTOS - Chegou a semifinal do Paulistão, perdendo nos pênaltis para o Palmeiras. Tem um elenco bom e disputa a Libertadores em 2018 e ainda aguarda a Copa do Brasil. Não terá forças para brigar pelas primeiras posições até o fim, decaindo um pouco na tabela. Terminou o último Brasileirão na terceira posição.
SÃO PAULO - Semifinalista do Paulistão, perdendo para o campeão Corinthians, está devendo em 2018. Tem um elenco muito forte e acredito que briga na parte de cima da tabela. Está em desvantagem na Copa do Brasil após o primeiro jogo da quarta fase e ainda disputa a Copa Sul-americana. Uma incógnita em 2018 apesar do forte time construído.
SPORT RECIFE - Foi terceiro colocado no Pernambucano, é um forte candidato ao rebaixamento esse ano. Ficou na trave o rebaixamento ano passado e tem a dura missão de lutar contra a queda. Um time limitado que tem o ídolo inoxidável Magrão fazendo frente aos grandes ataques que o Sport irá enfrentar. No último brasileirão, terminou em décimo quinto.
VASCO DA GAMA - Mais uma vez, o torcedor vascaíno se lamenta por perder o título carioca nos segundos finais de partida, sendo derrotado nos pênaltis. Teve a grata surpresa de terminar o ano em sétimo lugar e disputa a Libertadores e entra nas oitavas da Copa do Brasil.
VITÓRIA - Vice campeão do Baiano 2018, o Vitória tem um ano para buscar a continuação na Série A do Brasileirão. Acredito que o time esse ano seja rebaixado, apesar da força no Barradão. Está na quarta fase da Copa do Brasil e terminou o ano passado em décimo sexto, se salvando na última rodada. Esse ano não escapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário