segunda-feira, 20 de agosto de 2018

WSL - Etapa 7 em Teahupo'o encerrada

Estou começando a acreditar que 2018 é o ano da "tempestade brasileira" e que o caneco vem para o país. Ainda faltam 4 etapas para o fim do Mundial, isso em termos de pontuação quer dizer 40 mil pontos, que podem mudar todo o panorama do campeonato. 
Mas temos que nos empolgar pois no Tahiti, tivemos mais uma vez um brasileiro no lugar mais alto do pódio. Gabriel Medina, em final espetacular, acabou derrotando Owen Wright no último minuto, na última onda, conseguindo uma virada espetacular, somando 13,50 contra 12,07 do australiano.

Owen Wright vinha liderando e tinha a prioridade da última onda. Com isso, seguia de perto o brasileiro. Pra esclarecer, cada surfista tem o direito de prioridade a partir da onda surfada pelo adversário anteriormente. Por exemplo, se Medina surfou a última onda, ele perde a prioridade na próxima onda em que os dois estiverem posicionados. 

E foi com a regra debaixo do braço que Owen foi levando a última bateria da competição. Faltando praticamente 1 minuto, veio uma onda com potencial e com os dois surfistas posicionados, Wright fez valer a prioridade e "dropou" a onda anotando 5,57, considerada alta para o padrão que estava o mar. 

Porém, a próxima onda era melhor ainda e Gabriel Medina conseguiu um belo tubo e sequência da manobras, anotando um 7,33 e virando a bateria, para delírio de Charles, treinador e padrasto e alegria da torcida brasileira.

Foi uma competição boas para os brasileiros, com Filipe Toledo chegando na terceira colocação e Ítalo Ferreira chegando em quinto.

Contudo, a classificação beneficiou Medina, que está cada vez mais próximo de Medina. A classificação ficou assim:
Lembrando que foram disputadas 7 etapas neste mundial e apenas na primeira etapa, em Gold Coast, os brasileiros não venceram. 
Vamos aguardar e torcer para que os brasileiros continuem voando no circuito e que tragam mais um título para o Brasil!

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Eis que surge: Priorizar competição ou não?

Estamos no meio da temporada do calendário do futebol brasileiro e é justamente neste momento que se torna conveniente discutir o assunto. Imagine seu time em duas ou competições importantes e decida: poupo os atletas ou uso sempre força máxima?

Para decorrer o assunto é preciso analisar algumas situações. No Brasil, temos Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Sul-americana. Se o seu clube está disputando as fases de mata-mata da Copa do Brasil e Brasileirão, o que fazer?

Eu não acredito que priorizar alguma competição seja o melhor caminho. Se é possível ser campeão em todas, que dispute elas pra valer. Existem as desvantagens como o desgaste físico e mental e até mesmo lesão. Mas pense que seu time está nas cabeças no Campeonato Brasileiro, que é um dos campeonatos mais disputados do mundo (isso não quer dizer que é o mais forte do mundo) e está no mata-mata na Libertadores e Copa do Brasil. Você abriria mão de alguma?

Eu não. Imagine que seu emprego tenha reuniões todos os dias e em determinados dias elas tenham uma importância maior. Você deixaria de frequentar alguma para estar melhor preparado pra outra? Totalmente inaceitável no meu ponto de vista. Acredito que é dever de todo empregado fazer o melhor para quem emprega. E por que no esporte seria diferente?

Vamos aguardar como times como Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras e Grêmio farão no decorrer do calendário (lembrando que o Campeonato Brasileiro está na 19ª rodada).



sábado, 4 de agosto de 2018

O melhor jogador de futebol 2018 - FIFA

Dias atrás, saiu a lista com os 10 jogadores que concorrerão ao prêmio de melhor jogador do mundo. O que podíamos esperar em ano de Copa do Mundo? Com certeza, os destaques da Copa do Mundo e o possível melhor jogador do mundo viriam praticamente que de forma "exclusiva" do torneio.
Vou divulgar os jogadores que eu considero que estejam entre os melhores conforme esta lista:

1º - Cristiano Ronaldo
2º - Luka Modric
3º - Kevin De Bruyne
4º -Antoine Griezmann
5º - Lionel Messi
6º - Mohammed Salah
7º - Eden Hazard
8º - Kylian Mbappé
9º - Harry Kane
10º - Raphael Varane

Pode parecer uma lista injusta, mas cada comentarista analisa os jogadores de certa forma. Eu não gosto de comparar zagueiros com jogadores de meio de campo ou atacantes, assim como não dá pra comparar um goleiro com um jogador de linha. Isso explica o fato de Varane estar na última colocação de minha lista. 

Aposto na vitória de Ronaldo mais uma vez, pois esse cara é um monstro, uma máquina obcecada por desafios. Tem ganhado tudo que disputa e sempre foi chave nos times que jogou e na sua seleção. 

Loka Modric merece um lugar de destaque nesta lista por tudo que vem fazendo no Real Madrid e pela sua seleção. Muitas vezes, acaba também fazendo o trabalho sujo, jogador que corre muito e está em todos os lugares do campo. De Bruyne também, cresceu muito nos últimos anos principalmente treinando com Guardiola. Evoluiu muito e pra mim é um dos jogadores mais inteligentes dessa lista.

Griezmann vem sendo o maestro da seleção bicampeã do mundo. Não por ser o melhor do time, mas por ser um dos mais experientes. Tem feito muito pelo Atlético de Madrid e merece estar nesta lista. 

Lionel Messi é um dos mais talentosos da história do futebol mundial e não teve um ano de destaque. Estamos acostumados tanto com o show que uma temporada boa passa praticamente despercebida. Qualquer jogador que tiver um desempenho que Messi teve na última temporada vai ser destaque, porém, está abaixo do nível Messi e pra mim, não estará entre os três primeiros.

Na sexta, sétima e oitava posição, podíamos combinar um empate técnico, pois os três jogadores jogam muito e são importantíssimos onde jogam. Mas, como é o caso, coloquei Salah na frente, com Hazard e Mbappé em seguida. Vale lembrar que Kylian Mbappé é um excelente jogador, contudo precisa mostrar um pouco mais. Acredito muito no potencial desse jovem de 19 anos.

Harry Kane poderia merecer um lugar de mais destaque? Sim, poderia. Foi artilheiro da Copa do Mundo com 6 gols e faz muitos gol na Premier League, primeira divisão do futebol inglês. Tem apenas 24 anos e muito a mostrar ainda. 

Falar sobre Varane é dizer que é um dos melhores zagueiros no mundo há algum tempo, mas como citei acima, é difícil compará-lo com jogadores como Messi e Cristiano Ronaldo, ou Salah. É merecido ele ter sido lembrado porém afirmo novamente que não dá pra comparar zagueiro com atacante.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Minha seleção da Copa do Mundo 2018

Tudo tem um início, um meio e um fim! Parabéns a França pelo bicampeonato. 
 Infelizmente, a Copa do Mundo acabou e nos resta apenas esperar 2022.

Essa foi uma Copa onde não tivemos uma seleção inesquecível, um jogador que jamais esqueceremos. Contudo, foi uma Copa de surpresas, de afirmação e também poderemos lembrar a simpatia do povo russo!

Vou deixar minha seleção da Copa do Mundo, sempre lembrando que respeito todas as opiniões e acredito que serei o único a montar essa seleção [risos]! Vamos em frente, conhecer a MINHA seleção:
GOLEIRO: Courtois foi o que mereceu o prêmio na minha opinião. Goleiro maduro e que demonstrou muita segurança.

ZAGUEIROS: Varane com certeza é unanimidade em praticamente todos os veículos especializados em futebol. Adicionei Mina que foi decisivo em alguns jogos e Miranda, que demonstrou muita segurança e raça em todos os jogos.

MEIAS: Todo time precisa de um jogador que jogue dobrado, por todos, e foi o que Kanté representou pra mim. Sem nenhuma vaidade e com vontade de vencer, esse jogador merece todo sucesso. Hazard comandou o meio da Bélgica e jogou muito bem a Copa. Perisic foi uma das mais agradáveis surpresas dessa Copa, demonstrando muita raça aliada a habilidade - não tinha como deixá-lo de fora. E por fim, Modric, o craque da Copa com todos os méritos possíveis. Um jogador que joga muito pelo clube e seleção. Uma pena não ter conseguido o título.

ATACANTES: Griezmann e Mbappé venceram e convenceram. Essa dupla se solidificou nesta Copa, mostrando sincronia e jogo em equipe. Merecem estar entre os 3 melhores da competição. E o meu número 9 não podia deixar de sem o Kane. Não podemos nunca deixar um artilheiro de competição de fora da seleção dos melhores. Apesar de sua juventude, com apenas 24 anos, se consolida entre os melhores atacantes do mundo.

Claro que não agradarei a todos e ficaram muito jogadores de fora. Atentem na dificuldade que é escolher os melhores e deixar de fora outros jogadores, como Lukaku, De Bruyne, Pickford, Rakitic, Cheryshev, Dzyuba, Cavani, Suarez, Cristiano Ronaldo, P. Coutinho, Casemiro, Pogba, dentre outros grandes craques do futebol mundial.

Até o próximo evento, que já tem data marcada. Entre os dias 21 de novembro à 18 de dezembro de 2022. 

domingo, 15 de julho de 2018

Jogos que eu vi #19 - França x Croácia

Se não era a final mais esperada dessa Copa do Mundo por termos uma seleção inédita na final e não tradicional, passou a ser respeitada. Foi um ótimo jogo de futebol em que a Croácia - apesar de ser a primeira vez em sua história numa final - foi superior.

O negócio é que futebol é bola na rede e na contagem, terminou 4x2 para a França, com grandes atuações de Pogba, Griezmann e Mbappé. A Croácia foi valente, entretanto com as três prorrogações que jogou em todos os jogos que disputou na fase mata-mata, o time sentiu fisicamente.
Com isso, a França conseguiu bordar a segunda estrela em sua camiseta, se tornando bicampeã da Copa do Mundo!

O jogo começou muito bem para a Croácia, que não deixava espaços para a França atacar e nem contra atacar, proposta bem utilizada pela seleção de Deschamps, que se juntou ao seleto time de Zagallo e Beckenbauer sendo campeão como jogador e treinador. 
Porém, apesar de estar melhor, tomou o primeiro gol, numa bola cruzada para área onde o Mandzukic desviou contra a própria meta  marcando 1x0 para a França, aos 18 minutos da primeira etapa.

O panorama do jogo não mudou e a Croácia continuava jogando bem, buscando o gol, porém com 1x0 no placar, começava a aparecer espaços para a França jogar. Dez minutos depois, a França viu Perisic anotar um golaço em belo chute com a perna esquerda, após duas tentativas. Placar igualado que levava o jogo para a prorrogação. 
Vendo o jogo, eu não acreditava que a Croácia conseguisse manter o ritmo forte durante todo o jogo, e no fim do primeiro, aos 38 minutos, foi castigada após sofrer um pênalti bobo, em que a bola tocou na mão do até então herói Perisic. Foi um lance histórico, pois o pênalti só foi assinalado após consulta ao polêmico árbitro de vídeo. Minha opinião é que foi pênalti, o jogador assumiu o risco estando com o braço aberto. E quem joga futebol, percebe o "movimento malando" de segurar a bola. Griezmann na cobrança e gol. França em vantagem novamente. A Croácia teve uns lances de perigo porém terminou assim o primeiro tempo, França 2x1 Croácia.
Veio o segundo tempo e com ele a volúpia da Croácia, que tentava de toda forma fazer o segundo gol. Um dado interessante é que a Croácia, nas oitavas, quartas e semifinal sempre saiu atrás do placar. Isso acaba levando o time a exaustão, por sempre ter de correr atrás do prejuízo. 

A partir daí, surgiu mais espaços para os franceses e acabou saindo o terceiro gol com Pogba, em belo chute de fora da área, aos 14 minutos do segundo tempo. Seis minutos depois, Mbappé acertou um belo chute de fora da área, após uma marcação mais "frouxa" da Croácia, mostrando o cansaço e falta de reação da seleção após outro jogo intenso. O placar já marcava 4 para a França, contra 1 da Croácia. 
A ótima geração croata, era valente, e não desacreditou um minuto sequer, e quase 5 minutos após tomar o quarto gol, o goleiro francês Lloris fez uma das maiores lambanças da Copa. A bola foi recuada e ele tentou driblar Mandzukic, que após um toquinho, desviou para o gol. A partir daí, já não existia mais organização, calma, era pressão a todo momento. Todavia, a França soube segurar e quase aumentou o placar.
Mas o resultado se manteve em 4x2 para a França, transformando essa final num ótimo espetáculo para os amantes do futebol. França Bicampeã do mundo com muito merecimento.
A campanha da França até a final foi assim:

Grupo C - França 2x1 Austrália
Grupo C - França 1x0 Peru
Grupo C - França 0x0 Dinamarca
Oitavas de Final - França 4x3 Argentina
Quartas de Final - França 2x0 Uruguai
Semifinal - França 1x0 Bélgica
Final - França 4x2 Croácia

E a campanha da Croácia:

Grupo D Croácia 2x0 Nigéria
Grupo D - Croácia 3x0 Argentina
Grupo D - Croácia 2x1 Islândia
Oitavas de Final - Croácia 1 (3) x (2) 1 Dinamarca
Quartas de Final - Croácia 2 (4) x (3) 2 Rússia
Semifinal - Croácia 2x1 Inglaterra (vitória na prorrogação após 1x1 no tempo normal) 
Final - Croácia 2x4 França

Parabéns aos franceses pelo título e olho neles, pois a maioria dos jogadores têm idade para jogar a Copa de 2022. Contagem regressiva...

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Copa do Mundo 2018 - Semifinal

Já temos os 4 melhores times do mundo no momento, Bélgica, França, Croácia e Inglaterra. Olhando um pouco as postagens, é claro que sou muito ruim em palpite. Errei 3 jogos dos 4 que tivemos nas quartas. Mas enfim, continuaremos a saga dos palpites e da opinião de cada jogo. Após as quartas, o chaveamento ficou da seguinte maneira:
Neste terça-feira, teremos um grande jogo entre FRANÇA x BÉLGICA. Um confronto marcado por duas gerações de ouro, que sonham com o título mundial. A França, campeã em 98 com Zidane e companhia, busca seu 2º título com a geração de grandes jogadores, Mbappé, Griezmann, Pogba, Dembelé, Umtiti, Matuidi, Varane vai em busca de mais uma final, e tem grandes condições de avançar à final. Um time que joga com um mortal contra-ataque, vai com tudo pra cima da Bélgica, que por sua vez, também tem uma grande geração, com Hazard, Lukaku, De Bruyne, Courtois, Witsel e Kompany. Após parar nas quartas de final, perdendo para Argentina de Messi e um fracasso na Eurocopa de 2016, vem com tudo para vencer o Mundial. O time está mais amadurecido e tem um grande treinador. Invicta há mais de 20 jogos - e ninguém fica tanto tempo sem perder à toa - tem plenas condições de vencer a França, entretanto é preciso ficar atento ao contra-ataque francês, que tem sido mortal nesta Copa. A Bélgica, mesmo vencendo a seleção brasileira, mostrou muita fragilidade na defesa e por pouco não sofreu o empate ou até mesmo a derrota. Permitiu que a seleção brasileira criasse chances claras de gol. Dizem também que é preciso saber sofrer, e quem sabe, com tudo que tem acontecido, a Bélgica tenha forças para vencer. Eu aposto na vitória da Bélgica, e ainda arrisco o placar de 3x2.
Já na quarta-feira, mais um jogão com clima de final. CROÁCIA x INGLATERRA fazem a segunda semifinal. A Croácia tenta repetir a ótima campanha de 98 com Suker no comando de ataque, porém desta vez buscando a final inédita. A croácia tem um ótimo time com destaque para o meio de campo, formado por Rakitic e Luka Modric, que mesmo não sendo unanimidade entre os croatas, é o melhor jogador dessa geração e capaz de fazer a diferença neste jogão. Já a Inglaterra vem demonstrando a cada jogo que merece o título, ou ao menos a final do Mundial. Tem o artilheiro e máquina de fazer gols Harry Kane, que em jogos como esse fazem a diferença. É impressionante a personalidade do jogador, que mesmo ao 24 anos, é o capitão mais novo da história da seleção inglesa. Olho no matador. Um destaque para esse time é que todos os 23 convocados pelo treinador Gareth Southgate jogam na Premier League, 1ª divisão do campeonato inglês de futebol. Tem grandes jogadores e além de Harry Kane, tem um grande goleiro se destacando, Jordan Pickford, que com certeza, merece o prêmio de melhor goleiro da Copa. Eu aposto na vitória da Inglaterra, pelo placar de 2x0.
Logo, acredito na final entre BÉLGICA x INGLATERRA. Será que desta vez eu acerto? Viva a Copa do Mundo!!!!

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Jogos que eu vi #18 - Brasil x Bélgica

Gostaria de começar escrevendo que "O Brasil está classificado as semifinais da Copa do Mundo e perto do Hexa"! Mas, nem sempre é como queremos. A seleção está eliminada da Copa e agora volta pra casa. Na minha opinião, era o jogo mais difícil que o Brasil poderia enfrentar, pois a Bélgica tem um grande time.

O jogo terminou 2x1 para a Bélgica, com gols de Fernandinho (contra) e De Bruyne para a Bélgica com um desconto de Renato Augusto.
Neste jogo, qualquer que fosse o resultado, seria merecido. A Bélgica foi fria, soube se defender bem no primeiro tempo e controlar o jogo, e matou o jogo numa bola alçada na área, em que Kompany desviou e Fernandinho sem culpa alguma empurrou para a própria rede. Lembrando que Fernandinho foi titular por conta da suspensão de Casemiro.
Numa jogada rápida de contra-ataque, em que muitos criticam a ingenuidade da seleção em não ter parado a jogada, Lukaku fez bela jogada e encontrou De Bruyne que avançou e chutou de fora da área, marcando um golaço aos 30 minutos do primeiro tempo.
Percebi uma seleção brasileira desesperada e sem reação, parecendo esperar algum conselho vindo do banco, porém, com a intensidade do jogo, é difícil corrigir algumas situações. No meu ponto de vista, o maior problema da seleção brasileira foi o espaço no lado defensivo direito dado por Fágner, Paulinho e Willian, que definitivamente, não conseguiu contribuir neste jogo. 

Devemos exaltar o treinador belga, que escalou bem a equipe sabendo aproveitar os espaços e jogar no erro brasileiro.

Com o intervalo, veio a primeira mexida de Tite e logo percebeu-se a mudança de postura, de uma seleção que precisava buscar o resultado. Willian deu lugar a Firmino e começou o "abafa" da seleção. Depois, tivemos a alteração em que Douglas Costa foi lançado ao lugar de Jesus, muito contestado nesta Copa. Douglas mais uma vez entrou bem e deu resultado, porém nada de mudar o marcador, que neste momento, ainda estava 2x0.

Aí que veio mais um alteração da seleção onde Renato Augusto entrou no lugar de Paulinho, e logo após entrar, aos 31 minutos do segundo tempo, marcou um golaço de cabeça após belo lançamento de Coutinho, deixando 2x1. A partir daí, a seleção teve mais 3 chances claras de gol, que não foram convertidas, concluindo o 2x1 no placar.
Tivemos algumas polêmicas de arbitragem no jogo que poderiam mudar o placar, porém o "se" não joga. Temos que parabenizar a ótima geração belga que merece todo o sucesso, sendo a única seleção ainda com 100% de aproveitamento nesta copa, com vitórias sobre Tunísia, Panamá, Inglaterra, Japão e agora Brasil.

Os destaques brasileiros pra mim foram Miranda, que ganhou praticamente todas as disputas com Lukaku, um monstro na defesa, Douglas costa, Renato Augusto, e Neymar, que mesmo não decidindo, jogou muito bem. 
O lado negativo neste jogo pra mim foram Fágner, Paulinho e Jesus. Fágner é um jogador do futebol brasileiro e não está nem perto do patamar de Hazard, que assombrou o lateral. Sobre Paulinho, faltou um pouco a intensidade e as infiltrações que marcam a carreira dele e pra Jesus faltou o gol. É um jogador de enorme talento, muita importância tática, entretanto atacante nunca vai ser lembrado por ser um bom marcador, mas sim um grande finalizador que faz os gols.
Vamos torcer para que Tite continue tenha continuidade nesta seleção que voltou a ser respeitada e admirada pelo mundo, e com certeza, terá uma reformulação grande, a começar pela defesa, que praticamente todos os jogadores titulares, não voltem a jogar uma Copa do Mundo, como Marcelo, Miranda e Thiago Silva.
Lições precisam ser tiradas sim, mas volto a dizer, mérito da seleção belga que jogou muito bem e tem tudo para vencer esta Copa do Mundo, e vou torcer para que isso aconteça.

A nós brasileiros, resta aplaudir os times que avançarem e aguardar a Copa de 2022. 

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Copa do Mundo 2018 - Quartas de final

Faltam apenas 8 jogos para o fim da Copa do Mundo e amanhã inicia-se a fase de quartas de final. São 4 jogos de tirar o fôlego e precisamos dar destaque ao grande jogo entre Brasil e Bélgica. E claro, não posso deixar de dar os meus pitacos.
E por falar em pitacos, minha campanha não tem sido nada convincente. Dos 8 jogos da fase de oitavas de final, errei 50%. Dentre os erros que cometi, os que mais surpreenderam foram os jogos de Espanha x Rússia e Suécia e Suíça.

A partir da formação dos 4 jogos, palpitarei a respeito dos jogos.

Uruguai x França
A França fez uma boa partida contra a Argentina e ganhou confiança. Apesar de ter um time muito forte, ainda não convenceu e deixou muitos espaços para uma Argentina limitada e fraca tecnicamente, entretanto, olho em Mbappé. O Uruguai fez um belo jogo contra Portugal porém perdeu um dos grandes destaques desta Copa, Cavani. O artilheiro do Uruguai sofreu uma lesão e é dúvida para o jogo de amanhã. Acredito que Oscar Tabarez não utilizará o jogador por não estar nas melhores condições físicas, e mesmo acreditando muito na raça dos nossos vizinhos continentais, aposto na França, que demonstrou muita força e já venceu dois times sul-americanos nesta Copa: Peru e Argentina. França passa 
Brasil x Bélgica
Talvez, o jogo mais esperado da Copa do Mundo. O Brasil passou jogando um grande contra o México e entra como favorito para este jogo. O favoritismo se dá apenas pela tradição brasileira, pois se botarmos na ponta do lápis, o jogo não tem nenhum favorito. O time da Bélgica é um grande time e tem plenas condições de vencer a seleção brasileira ainda que tenha sofrido para vencer a seleção do Japão. Contudo, acredito na seleção de Tite, que pra mim é um dos melhores técnicos do ano. Brasil passa.
Rússia x Croácia
Talvez, menos de 5% da população mundial tenha apostado nestas duas seleções nas quartas de final da Copa do Mundo. A Rússia, dona da casa, não tem um futebol bonito e muito menos um grande time tecnicamente, se comparado as grandes seleções. Acredito mais na falta de competência dos outros times do que mérito próprio. Lembrando que na lateral direita do time russo, tem o brasileiro Mario Fernandes, que há algum tempo atrás, recusou convocações para o Brasil. Já a Croácia tem um time muito técnico e arrumado. Dos 4 jogos que fez na Copa, empatou apenas um (jogo anterior que venceu nos pênaltis a Dinamarca) e venceu os outros 3, com uma grande vitória sobre a Argentina por 3x0 - é ótimo não esquecer esse jogo [risos]. Apesar do favoritismo, aposto na Rússia, muito pelo fator casa.
Suécia x Inglaterra
Depois da Rússia, a Suécia é grande surpresa desta Copa. Um time muito difícil de ser batido e que eliminou ao menos 3 seleções de tradição para estar aqui agora: Alemanha, Itália e Holanda - com as duas últimas sendo eliminadas nas eliminatórias europeias. Tem tudo para surpreender a Inglaterra, que vem fazendo uma grande Copa. Os ingleses tem o artilheiro da Copa, Harry Kane, com 6 gols e contam com ele para eliminar os suecos. Os ingleses venceram a Colômbia nos pênaltis e por pouco não foram eliminados. Pelos últimos jogos, acredito que a Suécia passe de fase.
Pelo meus palpites, teríamos Brasil x França numa semifinal e Rússia e Suécia no outro lado.

Vamos aguardar e ver quantos acertarei nesta fase. A copa está acabando, e após essa fase, serão apenas mais 4 jogos.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Jogos que eu vi #17 - Brasil x México

Emoção, entrega, e muita movimentação. Foi assim o jogo que valia classificação às quartas de final, entre Brasil e México, pela Copa do Mundo da Rússia 2018.

A seleção brasileira saiu vitoriosa pelo placa de 2x0, com gols de Neymar e Roberto Firmino e se classificou as quartas de final. 
Agora, terá pela frente o forte time da Bélgica, que venceu o Japão em outro jogo emocionante pelo placar de 3x2.

O Brasil fez um jogo coletivo e assim como os outros jogos dessa Copa, não foi o time que buscou as ações desde o princípio. O México foi ousado, e chegou com tudo trazendo muito perigo a defesa brasileira, que sempre bem postada, soube se defender muito bem. Thiago Silva, mais uma vez jogou muito bem e cresce a cada jogo.

O homem do jogo eleito pela FIFA, foi Neymar, que fez um excelente jogo. Entretanto, o melhor jogador em campo, na minha opinião, foi Willian. Todas as jogadas que tentou, foi pra cima do adversário e teve sucesso em quase todas as tentativas. Faltava um jogo desse para entrar na Copa de vez. Hoje, Coutinho não foi brilhante, mas contribuiu muito para o sistema de jogo brasileiro. 
O primeiro tempo foi movimento e muito brigado, com nenhuma das equipes conseguindo abrir o placar. Após o intervalo, Juan Carlos Osorio, treinador do México, efetuou uma mudança que colocou o México ainda mais a frente, e consequentemente deixaria mais espaço para a seleção brasileira. E foi num desses momentos, que Neymar bagunçou a defesa mexicana e tocou de calcanhar para Willian, que invadiu a área e chutou cruzado. A bola atravessou todos e não passou por Neymar, que empurrou para os fundos da rede, marcando 1x0 no placar.. Segundo gol de Neymar na Copa do Mundo.
Com isso, Osorio se viu na necessidade de subir mais o time e fez mais duas substituições, colocando o México todo na frente, porém, do outro lado, tinha uma camisa pesada. Não faltou respeito dos mexicanos, mas tentar pressionar uma seleção tão qualificada quanto a brasileira com praticamente todos os jogadores atacando, é quase um suicídio. 

Tite promoveu a entrada de Fernandinho, Firmino, nos lugares de Paulinho e Coutinho, respectivamente, e teve mais força no ataque. Num belo lance de contra-ataque, Neymar invadiu a área e chutou de biquinho (lance que lembra muito o gol de Ronaldo na Copa de 2002, contra a Turquia) para a defesa de Ochoa, porém Firmino estava lá e chacoalhou o barbante. Brasil 2x0 e vitória praticamente garantida. Tite lançou Marquinhos no lugar de Willian e assim terminou o jogo.
Classificação merecida de uma seleção que cresce a cada jogo e está muito perto de vencer a Copa, faltam apenas 3 jogos. 

O jogo teve alguns lances polêmicos e os brasileiros foram muito criticados por tentar simular alguns lances, por caírem demais. Osorio falou muito de Neymar por tabela e criticou muitos os jogadores, dizendo que futebol era esporte para homem. Realmente, é um esporte para homens e não covardes, como no lance do mexicano que por pura maldade, pisou no tornozelo de Neymar, enquanto o mesmo estava no chão após sofrer mais uma falta. É nítido o quanto os jogadores tentar provocar Neymar, parece até mesmo uma instrução de treinadores. 
Muitos criticam o brasileiro, mas é o que mais apanha e o jogador mais visado pelos adversários. 

Enfim, vitória brasileira e agora é que se separam os homens dos meninos. Sexta-feira, às 15h, enfrentaremos a Bélgica e lutaremos por uma vaga na semifinal. 
Meu palpite, 1x0 para o Brasil.

sábado, 30 de junho de 2018

Mata-mata - Copa do Mundo!

Hoje, às 11h da manhã, começa as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. E só tem jogão. Eu previ aqui os classificados e cravei alguns confrontos. Entretanto, errei feio alguns grupos, como o Grupo D. Enfim, a Copa continua e vamos aos confrontos e favoritos:
Farei uma breve comparação e apostarei nos meus favorito a avançar às quarta de final.

Argentina x França
A França entra como favorita pela primeira fase que fez, apesar de não ter feito bons jogos. Contudo, acredito na vitória da Argentina, na raça e na briga com Lionel Messi decidindo o jogo. Argentina passa.

Uruguai x Portugal
Acredito que a vitória seja uruguaia. A seleção do maestro Oscar Tabarez tem tudo para conseguir uma grande vitória, mandando o astro CR7 pra casa mais cedo. Suarez e Cavani já valem meio time português, na minha opinião. Lembrando que o Uruguai ainda não tomou gol nesta Copa do Mundo. Uruguai passa.

Rússia x Espanha
A seleção espanhola vem demonstrando desequilíbrio, e apesar de passar a primeira fase em primeiro, não convenceu em nenhum dos jogos. Porém, não acredito que a Rússia tenha forças para vencer a Espanha, pois a Rússia é muito limitada e apesar de jogar em casa, não faz frente na hora do vamos ver. Espanha passa.

Croácia x Dinamarca
A seleção dinamarquesa passou em segundo no Grupo C. Não foi uma surpresa pois o time é certinho, mas acreditava numa boa participação do Peru. A Croácia vem com 100% de aproveitamento e jogando bem. Meteu um sonoro 3x0 na seleção argentina de dar inveja. Croácia passa.

Brasil x México
A seleção brasileira entra como favorita e vem numa evolução natural. Em Copas do Mundo, o México nunca venceu o Brasil em Copas do Mundo, e esperamos que não seja segunda. É bom ficar de olhos bem abertos no México, pois venceu a Alemanha num jogo de pura inteligência. Na última rodada do Grupo F, perdeu para Suécia por 3x0 e quase ficou fora da Copa do Mundo. Brasil passa

Bélgica x Japão
A tão falada geração belga tem a chance de mostrar a que veio. Tem tudo para surpreender, porém falta tradição. Nunca ganhou nada e busca ser protagonista pela primeira vez. O Japão passou as outavas por ter levado menos cartão amarelo que Senegal, pois nos outros critérios, ficou tudo empatado. Foi vaiado no último jogo contra a Polônia por cozinhar o jogo. Bélgica passa.

Suécia x Suíça
Surpreendentemente, a Suécia foi primeira colocada em seu grupo onde tinham México, Alemanha e Coréia do Sul. Já eliminou nas eliminatórias europeias seleções como Holanda e Itália, tradicionais no cenário mundial. Enfrenta uma forte e arrumada Suíça, que conta com o astro Shaqiri para avançar as quartas de final. Suíça passa.

Inglaterra x Colômbia
A Inglaterra tem um time jovem e com muito potencial. Vem vencendo os torneios de base e vem se consolidando a cada dia como um time poderoso. Porém, não acredito que passe da forte Colômbia, Também, tudo vai depender das condições de James Rodriguez, que no último jogo saiu ainda com 30 minutos de jogo, abatido e lesionado. Tendo que apostar em uma seleção, Colômbia passa.

E assim vamos seguindo e acompanhando. Uma coisa é certa, acredito que esse ano, teremos uma seleção na final que nunca teve chances de jogar pelo título. 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Da série - "Futebol não é lógica e não tem mais time bobo"!

Hoje, foi um dia histórico para o futebol alemão! 

Pela primeira vez na história, a Alemanha caiu na primeira fase. Com uma campanha "pífia/patética" (PEREIRA, Mauro Cesar), os comandados de Joaquim Löw não conseguiram emplacar nesta Copa do Mundo.
 Um futebol de posse de bola, onde goleiro vira líbero e todo o time atua no campo de ataque, não foi eficiente. O primeiro jogo mostrou um pouco do que seria o sofrimento alemão no Mundial. Totalmente desorganizada, não conseguiu vencer o México. Diga-se de passagem, sempre procurou o ataque e vencer os jogos, porém sem organização. 

No segundo jogo contra a Suécia, após acompanhar o resultado do jogo entre México e Coreia, uma derrota eliminaria precocemente os alemães. Foi um jogo sofrido e vencido apenas nos acréscimos do segundo tempo, mesmo com um jogador a menos. 

Logo, todos acreditaram que a Alemanha amassaria a pobre Coreia do Sul, que até então tinha sido derrotada pela Suécia por 1x0 e pelo México por 2x1. A Coreia é um time muito limitado e sem condições de fazer frente a qualquer seleção de ponta. Maaaaas, futebol não é lógica e não existe mais time bobo. 
A Coreia fez o jogo da vida e muito aplicada taticamente, venceu a Alemanha por 2x0 e mandou pra casa os atuais campeões mundiais. 
Assim como impressionou o mundo após golear o Brasil por 7x1, hoje, historicamente impressionou com a derrota de 2x0. Adeus Alemanha, e quem sabe, até 2022. A revanche não foi dessa vez. Grupo F, Suécia e México classificados.

Jogos que eu vi #16 - Brasil x Sérvia

Em jogo válido pela terceira e última rodada do Grupo E da Copa do Mundo da Rússia 2018, a seleção brasileira fez o que espera e venceu por 2x0, com gols de Paulinho e Thiago Silva.
Enfim, o elemento surpresa (leia-se Paulinho) da seleção apareceu. Aliás, aos poucos, a seleção vem aparecendo para os torcedores e mostrando a que veio na Copa do Mundo. Com uma atuação segura e sem levar sustos, o Brasil contou com um bom jogo de Casemiro, Paulinho e mais uma vez Coutinho para vencer o confronto.

Logo no começo do jogo, o Brasil enfrentou um problema: o lateral Marcelo sentiu dores na região lombar e não pode continuar em campo. Filipe Luís entrou e deu conta do recado. O camisa 6 fez um jogo seguro e não foi muito exigido.
Neymar entrou em campo com intuito de ajudar o time e manter a calma. Jogou coletivamente e quando devia, tentou jogadas individuais. Ficou claro que ele queria fazer um gol a qualquer custo, porém não era o dia do menino Ney, carinhosamente chamado pelos amigos.

A Sérvia começou o jogo com boa posse de bola e procurando jogadas aéreas, entretanto a seleção estava bem postada e dificultou lances de ataque da equipe sérvia. Após alguns sustos, Philippe Coutinho fez um lindo lançamento na entrada da grande área e Paulinho, como elemento surpresa, estava lá pra conferir. Brasil 1x0.
Veio o segundo tempo e após ceder alguns espaços para a Sérvia, Tite tirou Paulinho e lançou Fernandinho, que ajudou o time na marcação e nas saídas em velocidade. Isso, com praticamente 20 minutos de jogo já tínhamos efetuado 2 alterações, contando com a lesão de Marcelo.

A Sérvia teve um lance de muito perigo num erro de marcação da seleção brasileira, em que Fágner ficou sozinho para marcar o enorme jogador sérvio. Mitrovic cabeceou praticamente sozinho e Alison fez linda defesa.

Após isso, o Brasil foi para cima e em cobrança de escanteio de Neymar, Thiago Silva subiu sozinho para marcar 2x0. Com placar garantido, os comandados de Tite jogaram naturalmente e num lindo chute de Filipe Luís, quase ampliou o marcador.
Neste momento, a única preocupação da comissão técnica era em poupar 3 jogadores: Neymar, Casemiro e Coutinho - que tinham um cartão amarelo e outro cartão poderiam tirá-los do jogo das oitavas de final. Tite então com apenas uma substituição, escolheu poupar Coutinho, que vem sendo o melhor jogador brasileiro da competição. 

A seleção está evoluindo naturalmente e é justo falar na possibilidade de título. Espera-se um pouco mais de Willian, jogador agudo que ainda "não entrou em campo". Foi um jogador importante nas Eliminatórias e na preparação para o Mundial, porém precisa demonstrar em campo. e Gabriel Jesus aos poucos vai aparecendo no Mundial, e aposto que nas oitavas de final vai fazer seu golzinho.
Encerrada a primeira fase do Mundial para a seleção brasileira. Agora todos esperamos ansiosos o jogo de oitavas de final, que acontecerá contra o México, segunda feira, 02 de julho às 11 da manhã.

O México é um adversário que historicamente da trabalho, visto em jogos de Copa América. Em Copas do Mundo, nunca venceu o Brasil, e não será dessa vez. Lembrando que o último confronto em Copas do Mundo entre Brasil e México foi em 2014, no Brasil, com o placar zerado, 0x0.

Meu palpite para o jogo: 4x1, com gols de Neymar (2x), Gabriel Jesus e Coutinho. Sendo bem otimista e confiando nos goleadores.

Vamos aguardar que ainda tem muita Copa do Mundo! E cuidado com as zebras... [risos]

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Jogos que eu vi #15 - Brasil x Costa Rica

Segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2018 e se fossemos seguir as previsões da lógica, jogo para garantir a classificação antecipada as oitavas de final. Entretanto, nunca podemos falar que no futebol, a lógica vai prevalecer sempre. Num jogo sofrido para nós brasileiros, vencemos a valente Costa Rica num jogo de extremos, psicologicamente e tecnicamente falando, pelo placar de 2x0.
Com gols de Coutinho e Neymar, saímos agraciados e com a merecida vitória, o que nos deixa com a vantagem do empate na última rodada, em confronto com a Sérvia. 
Eu esperava esse jogo mais fácil que a Suíça, primeiramente pela fragilidade do adversário. Apesar de ter um bom time e seguir o ótimo trabalho feito na última Copa do Mundo no Brasil, a Costa Rica teoricamente seria presa fácil para o Brasil. Porém, a seleção costarriquenha foi aplicada e marcou muito bem, até o minuto 46 da segunda etapa. 

O time bem armado para segurar o Brasil, deixou claro desde o começo do jogo que buscaria jogadas diretas da defesa para o ataque para surpreender, o que não aconteceu. A defesa do Brasil sempre esteve bem postada e quase não cedeu espaço para a Costa Rica. A seleção brasileira até tomou alguns sustos no primeiro tempo, entretanto o goleiro Alison não foi exigido nenhuma vez.

O primeiro tempo do Brasil foi ruim, não conseguia atacar com organização e chegou até balançar as redes com Gabriel Jesus, porém o atacante estava impedido após um chute de Marcelo de fora da área. O jogo até dava espaço para os chutes de longa distância, porém os brasileiros não aproveitaram. Willian não estava em um bom dia, não conseguia ser agudo e levar perigo aos adversários. 

Veio o intervalo e na volta, Tite sacou Willian e lançou Douglas Costa, que pra mim foi o melhor jogador da partida. Entrou e bagunçou a defesa da Costa Rica. Foi pra cima e tornou-se o jogador mais perigoso pelo lado brasileiro. 

Neymar até tentava jogar, porém é claro que não está 100% fisicamente, e quando isso acontece, o lado técnico fica um pouco atrás, pois a cabeça pensa e as pernas não acompanham. Com isso, Neymar foi ficando bastante irritado, pois desde a primeira partida na Copa, vem sofrendo com a dura marcação dos adversários. É um jogador diferenciado, porém não tem o respeito dos zagueiros. Por exemplo, as entradas sofridas por Neymar é diferente das entradas sofridas por Messi e Cristiano Ronaldo. É uma opinião particular e que acredito ser reflexo da falta de respeito que os jogadores tem por Neymar. O jogador brasileiro é visto como birrento e mimado por grande parte da mídia. Sou defensor do atleta, pois sempre jogou em alto nível e sempre foi visto como salvador da pátria - o problema é que todos acabam exagerando (opinião particular). Até falaria do pênalti, porém vai sair do foco do jogo. Eu marcaria o pênalti - sem ou com o VAR.
Logo depois, Tite ousou e lançou Firmino no lugar de Paulinho, que pra mim esteve apagado. Firmino entrou bem e a seleção melhorou e de tanto tentar conseguiu fazer um gol com Coutinho. Vale lembrar que em nenhum momento a seleção desistiu, por isso iniciei dizendo que foi um jogo de extremo. Seleção teve equilíbrio e paciência pra buscar a vitória.

E depois veio a recompensa para Neymar, que aos 51 minutos do segundo tempo fez o segundo gol e sacramentou a vitória sofrida.
Fim de jogo, Brasil 2 a 0 na Costa Rica e agora joga pra ser primeiro do grupo contra a forte seleção da Sérvia.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Vai começar a COPA DO MUNDO 2018!!


A ansiedade aumenta a cada minuto. A Copa do Mundo da Rússia 2018 vai começar. Amanhã, dia 14 de junho, às 12h, teremos o único jogo do dia, entre a anfitriã Rússia e Arábia Saudita. 
Não é o melhor jogo da Copa e nem tão esperado, mas convenhamos, é Copa do Mundo. Teremos confrontos marcantes já na primeira fase, como Portugal x Espanha e Inglaterra x Bélgica. 

Vou destacar meus favoritos a avançar as oitavas de final:
  • Grupo A - 1º. Uruguai 2º. Rússia;
  • Grupo B - 1º. Espanha 2º. Portugal;
  • Grupo C - 1º. França 2º. Peru;
  • Grupo D - 1º. Argentina 2º.Islândia;
  • Grupo E - 1º. Brasil 2º. Suiça;
  • Grupo F - 1º. Alemanha 2º. Suécia;
  • Grupo G - 1º. Inglaterra 2º. Bélgica;
  • Grupo H - 1º. Colômbia 2º. Polônia,
Ou seja, os confrontos que eu acredito de oitavas de final seriam: Uruguai x Portugal, França x Islândia, Brasil x Suécia, Inglaterra x Polônia, Espanha x Rússia, Argentina x Peru, Alemanha x Suiça e Colômbia x Bélgica.

Vamos torcer e muito para nossa seleção vencer mais uma para bordar mais uma estrela no peito. Acredito e muito nessa seleção do Tite.
Lembrando os campeões:
  • Brasil: 5 títulos;
  • Alemanha e Itália: 4 títulos;
  • Argentina e Uruguai: 2 títulos;
  • França, Espanha, Inglaterra: 1 título.
Vamos Brasil rumo ao HEXA!!!!